Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#DEMOCRACIAPARTICIPATIVA | 22/03/2024
Conselho Estadual de Saúde do RS elege conselheiros pela primeira vez 

Uma eleição histórica, cujo resultado irá permitir um maior controle social sobre as decisões que norteiam o setor de saúde pública no estado do Rio Grande do Sul. Em 30 anos de existência, o Conselho Estadual de Saúde do RS (CES-RS) realizou pela primeira vez uma eleição. O pleito aconteceu na tarde desta quinta-feira (21/03), na Escola de Saúde Pública do RS, com a presença maciça de sindicalistas e militantes da luta pela Saúde Coletiva e do Trabalhador e pelo fortalecimento do SUS. 

A Fetrafi-RSS ficou em 2º lugar como suplente do subsegmento entidades sindicais, dentro do segmento usuários. CUT-RS, CTB e Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos (FTM-RS) conquistaram as três cadeiras titulares. Ao todo, foram eleitas 44 entidades e movimentos sociais que expressam a pluralidade e diversidade do povo gaúcho. 

A diretora de Saúde da Fetrafi-RS, Raquel Gil de Oliveira, lembrou que, de acordo com lei federal que regulamenta os conselhos, o CES-RS finalmente deu espaço para que trabalhadores e usuários sejam representados. "O encontro dos inscritos contou com antigos guerreiros na luta por saúde pública e pelo SUS forte sem terceirização ou privatização. A Fetrafi-RS ficou com a segunda suplência, numa eleição tranquila e acordada com outras entidades que representam usuários. Agora é tratarmos dos assuntos mais importantes para a população; acesso à saúde pública e fiscalização do uso do dinheiro público na área dos investimentos em saúde", pontuou.

As entidades e movimentos sociais eleitos têm 15 dias, a partir do dia 21 de março, para indicar seus representantes que serão nomeados Conselheiros Estaduais de Saúde. 

Confira a lista completa dos eleitos.

 

Fonte: Fetrafi-RS

 

OUTRAS MATÉRIAS
#CAMPANHANACIONAL | 26/07/2024
COE do Santander reivindica novos direitos sociais na segunda negociação da ACT
Negociações incluem licenças para estudo, direitos das mulheres e compromisso com o meio ambiente.
#CAMPANHANACIONAL | 26/07/2024
Empregados e empregadas da Caixa exigem fim da cobrança abusiva de metas
Políticas de saúde do Banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho.
#CAMPANHANACIONAL | 26/07/2024
Saúde e condições de trabalho em foco na quinta mesa de negociação do BB
Reunião aborda direitos dos funcionários incorporados, programa de saúde mental e complementação salarial em casos de auxílio-doença.