Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#DEMOCRACIAPARTICIPATIVA | 22/03/2024
Conselho Estadual de Saúde do RS elege conselheiros pela primeira vez 

Uma eleição histórica, cujo resultado irá permitir um maior controle social sobre as decisões que norteiam o setor de saúde pública no estado do Rio Grande do Sul. Em 30 anos de existência, o Conselho Estadual de Saúde do RS (CES-RS) realizou pela primeira vez uma eleição. O pleito aconteceu na tarde desta quinta-feira (21/03), na Escola de Saúde Pública do RS, com a presença maciça de sindicalistas e militantes da luta pela Saúde Coletiva e do Trabalhador e pelo fortalecimento do SUS. 

A Fetrafi-RSS ficou em 2º lugar como suplente do subsegmento entidades sindicais, dentro do segmento usuários. CUT-RS, CTB e Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos (FTM-RS) conquistaram as três cadeiras titulares. Ao todo, foram eleitas 44 entidades e movimentos sociais que expressam a pluralidade e diversidade do povo gaúcho. 

A diretora de Saúde da Fetrafi-RS, Raquel Gil de Oliveira, lembrou que, de acordo com lei federal que regulamenta os conselhos, o CES-RS finalmente deu espaço para que trabalhadores e usuários sejam representados. "O encontro dos inscritos contou com antigos guerreiros na luta por saúde pública e pelo SUS forte sem terceirização ou privatização. A Fetrafi-RS ficou com a segunda suplência, numa eleição tranquila e acordada com outras entidades que representam usuários. Agora é tratarmos dos assuntos mais importantes para a população; acesso à saúde pública e fiscalização do uso do dinheiro público na área dos investimentos em saúde", pontuou.

As entidades e movimentos sociais eleitos têm 15 dias, a partir do dia 21 de março, para indicar seus representantes que serão nomeados Conselheiros Estaduais de Saúde. 

Confira a lista completa dos eleitos.

 

Fonte: Fetrafi-RS

 

OUTRAS MATÉRIAS
Santander | 27/05/2024
Encontro Estadual do Santander ocorre no dia 1° com a participação da COE e Dieese
Encontro Estadual do Santander ocorre no dia 1° com a participação da COE e Dieese
Banco do Brasil | 27/05/2024
Mesmo impactada por turbulências do mercado, Previ se mantém em equilíbrio no 1ª tri
Mesmo impactada por turbulências do mercado, Previ se mantém em equilíbrio no 1ª tri
Caixa Econômica Federal | 27/05/2024
Caixa cancela negociação sobre redução de jornada para responsáveis por PcD
Empregados cobram, há mais de um ano, o direito à redução da jornada para pais, mães ou responsáveis por PcD