Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#DEMOCRACIAPARTICIPATIVA | 22/03/2024
Conselho Estadual de Saúde do RS elege conselheiros pela primeira vez 

Uma eleição histórica, cujo resultado irá permitir um maior controle social sobre as decisões que norteiam o setor de saúde pública no estado do Rio Grande do Sul. Em 30 anos de existência, o Conselho Estadual de Saúde do RS (CES-RS) realizou pela primeira vez uma eleição. O pleito aconteceu na tarde desta quinta-feira (21/03), na Escola de Saúde Pública do RS, com a presença maciça de sindicalistas e militantes da luta pela Saúde Coletiva e do Trabalhador e pelo fortalecimento do SUS. 

A Fetrafi-RSS ficou em 2º lugar como suplente do subsegmento entidades sindicais, dentro do segmento usuários. CUT-RS, CTB e Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos (FTM-RS) conquistaram as três cadeiras titulares. Ao todo, foram eleitas 44 entidades e movimentos sociais que expressam a pluralidade e diversidade do povo gaúcho. 

A diretora de Saúde da Fetrafi-RS, Raquel Gil de Oliveira, lembrou que, de acordo com lei federal que regulamenta os conselhos, o CES-RS finalmente deu espaço para que trabalhadores e usuários sejam representados. "O encontro dos inscritos contou com antigos guerreiros na luta por saúde pública e pelo SUS forte sem terceirização ou privatização. A Fetrafi-RS ficou com a segunda suplência, numa eleição tranquila e acordada com outras entidades que representam usuários. Agora é tratarmos dos assuntos mais importantes para a população; acesso à saúde pública e fiscalização do uso do dinheiro público na área dos investimentos em saúde", pontuou.

As entidades e movimentos sociais eleitos têm 15 dias, a partir do dia 21 de março, para indicar seus representantes que serão nomeados Conselheiros Estaduais de Saúde. 

Confira a lista completa dos eleitos.

 

Fonte: Fetrafi-RS

 

OUTRAS MATÉRIAS
#FUNCEF | 19/04/2024
Eleição começa nesta terça-feira (16/04)
Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19/04), mas a orientação é não deixar para a última hora.
Banco do Brasil | 17/04/2024
Previ: Tabela PIP é aprovada pelo BB e beneficiará dezenas de milhares de trabalhadores
Reivindicação do movimento sindical bancário, mudança acelera o processo de pontuação que permite aumentar a contribuição adicional, o que significa somar mais recursos à aposentadoria
Banco do Brasil | 17/04/2024
Plano da Previ é o mais rentável do mercado, com aposentadoria de até 115% do último salário
“Resultados refletem modelo de gestão da entidade, que conta com representação de funcionários e funcionárias nos conselhos e nas diretorias e que temos que defender”