Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#DEMOCRACIAPARTICIPATIVA | 22/03/2024
Conselho Estadual de Saúde do RS elege conselheiros pela primeira vez 

Uma eleição histórica, cujo resultado irá permitir um maior controle social sobre as decisões que norteiam o setor de saúde pública no estado do Rio Grande do Sul. Em 30 anos de existência, o Conselho Estadual de Saúde do RS (CES-RS) realizou pela primeira vez uma eleição. O pleito aconteceu na tarde desta quinta-feira (21/03), na Escola de Saúde Pública do RS, com a presença maciça de sindicalistas e militantes da luta pela Saúde Coletiva e do Trabalhador e pelo fortalecimento do SUS. 

A Fetrafi-RSS ficou em 2º lugar como suplente do subsegmento entidades sindicais, dentro do segmento usuários. CUT-RS, CTB e Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos (FTM-RS) conquistaram as três cadeiras titulares. Ao todo, foram eleitas 44 entidades e movimentos sociais que expressam a pluralidade e diversidade do povo gaúcho. 

A diretora de Saúde da Fetrafi-RS, Raquel Gil de Oliveira, lembrou que, de acordo com lei federal que regulamenta os conselhos, o CES-RS finalmente deu espaço para que trabalhadores e usuários sejam representados. "O encontro dos inscritos contou com antigos guerreiros na luta por saúde pública e pelo SUS forte sem terceirização ou privatização. A Fetrafi-RS ficou com a segunda suplência, numa eleição tranquila e acordada com outras entidades que representam usuários. Agora é tratarmos dos assuntos mais importantes para a população; acesso à saúde pública e fiscalização do uso do dinheiro público na área dos investimentos em saúde", pontuou.

As entidades e movimentos sociais eleitos têm 15 dias, a partir do dia 21 de março, para indicar seus representantes que serão nomeados Conselheiros Estaduais de Saúde. 

Confira a lista completa dos eleitos.

 

Fonte: Fetrafi-RS

 

OUTRAS MATÉRIAS
#ECONOMIA | 31/10/2025
Brasil bate novo recorde de carteira assinada, no rendimento real e na queda de desemprego
Junto à menor taxa de desemprego já registrada desde 2012, país apresenta índices positivos no mercado de trabalho: ‘reflexos de investimentos públicos e sociais planejados, que aquecem a economia e melhoram a qualidade de vida de famílias’
#MOVIMENTOSINDICAL | 31/10/2025
Centrais sindicais se reúnem com ministro Boulos para debater pautas da classe trabalhadora
Participaram do encontro a vice-presidenta da CUT, Juvandia Moreira, e o presidente a Central, Sérgio Nobre.
#BANRISUL | 31/10/2025
ATENÇÃO BANRISULENSE: NÃO FIQUE DE FORA DO DEBATE!
Participe do encontro virtual para debater PPR