Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Banrisul | 04/08/2025
Circular da Fetrafi-RS orienta sindicatos a realizar assembleias do Banrisul

A decisão de chamar a base para debater a proposta e colocá-la em votação foi tomada em reunião, na noite desta quinta (31/07), depois que o Banrisul incluiu mecanismo de ultratividade e eliminou os impedimentos legais, ao admitir a adesão individual de migração para a carreira com 6 horas de jornada.  Em circular enviada nesta sexta (01/08), a Fetrafi-RS abriu prazo para adesões ao edital único e apontou a realização das assembleias de cada sindicato para o dia 14 de agosto. 

Após meses de resistência e pressão, o Movimento Sindical avalia que com a eliminação de pontos que não foram discutidos em mesa, somado ao conjunto de retificações e esclarecimentos devolvidos pelo Banco após a reunião técnica dos jurídicos, os problemas estruturais, que impossibilitavam a realização de assembleias, ficaram resolvidos. 

Contudo, apesar  dos avanços, a COE entende que essa proposta segue sendo insuficiente e orienta rejeição. Fundamentalmente, no que diz respeito às tabelas de Funções Gratificadas de 6h, cujos valores continuam muito baixos e geram desequilíbrio geracional,  risco muito grande de perda de talentos e de enfraquecimento do Banrisul como um todo no futuro.

O presidente do SindBancários Porto Alegre, Luciano Fetzner, aponta que a proposta avançou. No entanto, ela ainda está aquém do necessário para uma indicação de aceitação: "O Banrisul está demonstrando aquela sensibilidade que a gente tanto falava. Resolveram muitos dos problemas, tornaram a proposta transitável. Falta ser justo para os novos. E isso é fundamental".

Em breve entra em circulação uma nova edição do jornal Nossa Voz, para elucidar todos os pontos negativos e positivos que surgiram ao longo da negociação, que servirá de guia para os banrisulenses tomarem suas decisões nas assembleias.

Jornalista/Fonte

Sérgio Hoff / SindBancários

OUTRAS MATÉRIAS
#CAIXA | 05/08/2025
Contraf-CUT cobra respeito da Caixa à mesa de negociações permanente
Cláusula 49 do ACT prevê que alterações na forma de trabalho dos empregados devem, necessariamente, ser discutidas na mesa de negociação permanente; banco tem promovido mudanças sem passar pela mesa.
#BB | 05/08/2025
Banco do Brasil tem 15 dias para comprovar cumprimento de decisão judicial sobre incorporação de gratificações
Justiça determina que banco comprove pagamento das gratificações/comissões suprimidas na reestruturação de 2016, sob pena de multa diária por empregado.
#BANRISUL | 01/08/2025
COE avalia respostas do Banco e define a reestruturação como insuficiente
Em breve entra em circulação uma nova edição do jornal Nossa Voz, para elucidar todos os pontos negativos e positivos que surgiram ao longo da negociação.