Porto Alegre sedia Conferência Livre Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Evento, promovido pela Fetrafi-RS, SindBancários Porto Alegre e Região e Contraf-CUT, acontece no dia 23 de abril em formato híbrido.
Como preparação à 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Agosto 2025/Brasília), a Fetrafi-RS, o SindBancários Poa e o Coletivo de Saúde da Contraf-CUT promovem, no dia 23 de abril, a Conferência Livre "Trabalhadores (as) como Protagonistas na Vigilância em Saúde". A atividade, que reunirá participantes de todo o Brasil, será sediada no SindBancários, com possibilidade de participação virtual.
As conferências livres de saúde organizadas por sindicatos, federações de bancários e Contraf-CUT estão acontecendo em vários pontos do País, com o objetivo de ampliar o debate sobre o adoecimento da categoria em decorrência da pressão para o cumprimento de metas abusivas, assédio moral, assédio sexual e outros.
Jacéia Netz, coordenadora do Grupo de Ação Solidária (GAS) do SindBancários Porto Alegre e Região, ressalta a importância das conferências livres de saúde para os trabalhadores em geral, em especial para os bancários e as bancárias. "Precisamos participar ativamente desses eventos, porque são nesses espaços que são definidas as políticas públicas para a saúde do trabalhador e que são traçadas estratégias para evitar o adoecimento no trabalho e tentar resolver os problemas históricos", pontua.
Para a diretora de Saúde da Fetrafi-RS, Raquel Gil de Oliveira, há um acúmulo de estudos e uma longa trajetória de debates sobre o tema, que podem contribuir muito para o debate nacional. "Esse é o momento oportuno para a categoria bancária compartilhar conteúdo e propostas com os demais trabalhadores e o governo. Por isso chamamos a todas e todos a participarem da Conferencia Livre do dia 23. A saúde mental e física de todes é a nossa mais importante luta sindical", ressalta.
A 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora tem como meta debater a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; analisar as novas relações de trabalho e a saúde dos trabalhadores; promover a participação popular na saúde dos trabalhadores; fortalecer o papel dos sindicatos na fiscalização das condições de trabalho; lutar por um ambiente saudável e seguro para trabalhadores e trabalhadoras.
Clique AQUI e se inscreva.
O que vai rolar:
Painel de abertura: "Gestão como doença social" com o Dr. Francis Kanashiro Meneghetti (sim, a gente vai falar como a gestão dos bancos nos adoece!).
Debate: Traga tuas experiências, indignações e ideias – a voz é tua!
Construção de propostas: Da nossa conferência vão sair sugestões pra Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador (agosto, em Brasília).
Escolha dos nossos delegados/as: Quem vai representar a pauta de saúde da nossa categoria?
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetrafi-RS