Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#SAÚDEDOTRABALHADOR | 10/04/2025
Inscrições abertas!

Porto Alegre sedia Conferência Livre Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Evento, promovido pela Fetrafi-RS, SindBancários Porto Alegre e Região e Contraf-CUT, acontece no dia 23 de abril em formato híbrido.

Como preparação à 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Agosto 2025/Brasília), a Fetrafi-RS, o SindBancários Poa e o Coletivo de Saúde da Contraf-CUT promovem, no dia 23 de abril, a Conferência Livre "Trabalhadores (as) como Protagonistas na Vigilância em Saúde". A atividade, que reunirá participantes de todo o Brasil, será sediada no SindBancários, com possibilidade de participação virtual.

As conferências livres de saúde organizadas por sindicatos, federações de bancários e Contraf-CUT estão acontecendo em vários pontos do País, com o objetivo de ampliar o debate sobre o adoecimento da categoria em decorrência da pressão para o cumprimento de metas abusivas, assédio moral, assédio sexual e outros. 

Jacéia Netz, coordenadora do Grupo de Ação Solidária (GAS) do SindBancários Porto Alegre e Região, ressalta a importância das conferências livres de saúde para os trabalhadores em geral, em especial para os bancários e as bancárias. "Precisamos participar ativamente desses eventos, porque são nesses espaços que são definidas as políticas públicas para a saúde do trabalhador e que são traçadas estratégias para evitar o adoecimento no trabalho e tentar resolver os problemas históricos", pontua.

Para a diretora de Saúde da Fetrafi-RS, Raquel Gil de Oliveira, há um acúmulo de estudos e uma longa trajetória de debates sobre o tema, que podem contribuir muito para o debate nacional. "Esse é o momento oportuno para a categoria bancária compartilhar conteúdo e propostas com os demais trabalhadores e o governo. Por isso chamamos a todas e todos a participarem da Conferencia Livre do dia 23. A saúde mental e física de todes é a nossa mais importante luta sindical", ressalta. 

A 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora tem como meta debater a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; analisar as novas relações de trabalho e a saúde dos trabalhadores; promover a participação popular na saúde dos trabalhadores; fortalecer o papel dos sindicatos na fiscalização das condições de trabalho; lutar por um ambiente saudável e seguro para trabalhadores e trabalhadoras. 

Clique AQUI e se inscreva.

O que vai rolar:

Painel de abertura: "Gestão como doença social" com o Dr. Francis Kanashiro Meneghetti (sim, a gente vai falar como a gestão dos bancos nos adoece!).
Debate: Traga tuas experiências, indignações e ideias – a voz é tua!
Construção de propostas: Da nossa conferência vão sair sugestões pra Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador (agosto, em Brasília).
Escolha dos nossos delegados/as: Quem vai representar a pauta de saúde da nossa categoria? 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetrafi-RS

OUTRAS MATÉRIAS
#BANRISUL | 30/10/2025
COE cobra que renovação do PPR Banrisul não resulte em redução de participações
Estudo do Dieese aponta diferenças na expectativa de ganhos para os cargos envolvidos na reestruturação. Base será ouvida antes da próxima Mesa. 
Sistema diretivo Fetrafi-RS | 30/10/2025
Fetrafi-RS realiza reunião do Sistema Diretivo em Caxias do Sul e celebra os 90 anos do Sindicato local
Encontro debateu a conjuntura política e econômica e os desafios enfrentados pela categoria bancária diante das transformações no sistema financeiro.
Caixa | 30/10/2025
Há 40 anos, greve das 6 horas da Caixa marcou a luta dos bancários por dignidade e direitos
Quatro décadas de luta, resistência e conquistas que transformaram a vida dos bancários da Caixa Econômica Federal