Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#BRADESCO | 17/03/2026
Dia Nacional de Luta cobra fim das demissões no Bradesco

Mobilizações em todo o País denunciam eliminação de postos de trabalho e defende reestruturação com valorização dos bancários.

Bancários de todo o país realizaram, nesta terça-feira (17/03), o Dia Nacional de Luta contra as demissões no Bradesco. A mobilização, organizada pelo movimento sindical, teve como objetivo denunciar a eliminação de postos de trabalho promovida pelo banco.

As atividades ocorreram em diversas cidades, com atos em agências e locais de trabalho, reforçando a insatisfação da categoria diante do processo de cortes, que impacta diretamente os trabalhadores e também a qualidade do atendimento à população.

Em Porto Alegre, o ato foi realizado em frente à agência do Bradesco da Praça Osvaldo Cruz, reunindo dirigentes sindicais e bancários para dialogar com clientes e funcionários sobre os efeitos da reestruturação adotada pela instituição. A mobilização chamou a atenção para o fechamento de unidades e a sobrecarga de trabalho enfrentada pelos empregados que permanecem.

O movimento sindical reconhece que o banco passa por um processo de reestruturação e já apresenta sinais de recuperação em seus resultados. No entanto, critica a forma como essas mudanças vêm sendo implementadas, com demissões e redução do quadro funcional.

Para a categoria, é possível adotar um modelo diferente, que preserve empregos, valorize os trabalhadores e garanta um atendimento digno à população. A avaliação é de que o banco pode investir na realocação, qualificação e aproveitamento dos funcionários em novas áreas, evitando desligamentos. “Estamos aqui neste dia de luta para dialogar com a população e denunciar o desmonte promovido pelo Bradesco. Desde 2023, o banco já demitiu mais de 8 mil funcionários, mesmo registrando lucros bilionários ao longo dos anos. Agora, anunciou que irá fechar mais uma agência, localizada na Rua Siqueira Campos, no centro de Porto Alegre, o que impacta diretamente trabalhadores e também a população que depende do atendimento presencial. Seguimos mobilizados contra esse processo e em defesa dos empregos e de um serviço bancário de qualidade”, afirmou Everton Gimenis, membro da Comissão de Organização dos Empregados (COE).


Fonte: Contraf-CUT, com edição do SindBancários Poa e Região

OUTRAS MATÉRIAS
Campanha Nacional | 21/05/2026
Encontro estadual dos trabalhadores do Bradesco debate reestruturação, adoecimento e campanha salarial
Entre os principais temas abordados, merecem destaque a pressão por metas, o fechamento de agências e de postos de trabalho, os efeitos da IA sobre os empregos, o enfrentamento ao adoecimento mental e o fim da escala 6x1.
Banrisul | 21/05/2026
Banrisul registra lucro de mais de R$ 221 milhões
Número representa uma queda em relação ao período anterior e inadimplência é apontada pelo banco como uma das principais justificativas para a queda no lucro
Santander | 21/05/2026
Encontro Estadual do Santander debate campanha nacional dos bancários e fechamento de agências no RS
Debates também abordaram saúde dos trabalhadores, metas abusivas, fechamento de agências, terceirização e os desafios da campanha nacional da categoria