A exemplo do CineBancários, que há 17 anos oferece cinema de boa qualidade a preços acessíveis, o Teatro Bancários RS chega para encurtar a distância entre as artes cênicas e o público trabalhador.
Porto Alegre vai ganhar, em 2026, um espaço multipalco inédito: o Teatro Bancários RS, financiado 100% pela classe trabalhadora, uma aposta ousada e revolucionária da Fetrafi-RS e do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região.
Multifuncional, o espaço em construção poderá abrigar até seis tipos de espetáculos: teatro frontalista, teatro de arena, teatro três lados, teatro shoebox, sala de cinema e sala de conferências (auditório). "O conceito é de um espaço adaptável a várias formas de encenação", explica o arquiteto Voltaire Danckwardt, que assina o projeto arquitetônico. Outro diferencial está na programação, que irá privilegiar companhias e grupos locais, nacionais, e da América Latina.
Segundo o diretor de Comunicação da Fetrafi-RS, Juberlei Bacelo, a intenção é ampliar o leque de programações culturais a preços populares. "Para isso, já há projetos culturais aprovados pela Lei Roaunet, agora em fase de captação dos recursos", informa. Ao defender a arte como ferramenta de conscientização política e mobilização dos trabalhadores, o sindicalista ressalta que "o teatro pode transformar a experiência coletiva em consciência, e a consciência em ação".
CineBancários
Inaugurado em 2008, o CineBancários é atualmente uma das poucas salas de cinema fora de shoppings e com o ingresso mais barato da cidade, garante a gerente da Sala, Amanda Zulke. Às quintas, quando acontecem as estreias, o ingresso tem o custo único de R$ 7 e nos demais dias a entrada inteira é R$ 14, menos da metade do que é cobrado nas salas comerciais.
Com uma programação focada em lançamentos do cinema nacional e latino-americano, o CineBancários promove também sessões de cine debate, com filmes fora do circuito, que abordem temas ligados a questões sociais.
Em 2024, com recursos da Lei Paulo Gustavo, a sala ganhou novos equipamentos de som e imagem, o que viabilizou a implantação de legendas audiodescritivas, garantindo assim a acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva.
Luciano Fetzner, presidente do SindBancários Poa e Região, lembra que a cultura e o esporte estão na origem e fazem parte da história do Sindicato. "Muito nos orgulha, a Casa dos Bancários oferecer há quase duas décadas um cinema de calçada para a cidade, uma sala já consagrada na cena cultural porto-alegrense. Agora, com o nascimento do Teatro dos Bancários, damos mais um passo importante na política cultural, materializando na sede da Fetrafi-RS um equipamento que ficará à disposição dos bancários e também da população em geral".
A previsão de entrega do Teatro Bancários RS à população porto-alegrense é no primeiro semestre de 2026.
🎭 O Teatro Bancários RS tá ficando incrível!
Camarins prontos, escadas instaladas e o palco chegando.
Cada detalhe mostra o sonho dos trabalhadores virando realidade.
✨ Me conta aí:
Que show ou espetáculo tu queres ver nesse novo espaço?
 
                        