Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#CAMPANHANACIONAL | 10/09/2025
Com divulgação do INPC, veja como fica reajuste salarial e em outras verbas da categoria

Índice, acrescido do aumento real conquistado pelos trabalhadores em mesa de negociação, resulta em reajuste de 5,68% no salário e em outras verbas, como PLR e vales.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulou alta de 5,05% nos últimos 12 meses, concluídos em agosto, segundo dados oficiais divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com esse resultado, mais os 0,6% de ganho real conquistados pela categoria na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), as bancárias e bancários terão reajuste de 5,68% sobre o salário e todas as demais verbas, incluindo a Participação nos Lucros e Resultados (PLR), vale-refeição e vale-alimentação.

Veja, a seguir, os impactos dos reajustes, que serão aplicados a partir de 1º de setembro (data-base da categoria):

 

 

 

Aumento real é conquista dos trabalhadores

Em agosto de 2024, a categoria obteve a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), válida até agosto de 2026, que garantiu aumento acima da inflação para os salários e verbas para os dois anos vigentes do acordo. No ano passado, o reajuste conquistado pela categoria foi de 4,64%, que representou ganho real de 0,9% para aquele momento.

Para o diretor de Comunicação da Fetrafi-RS e membro do Comando Nacional dos Bancários, Juberlei Bacelo, o acordo assinado por dois anos, garante uma importane conquista em 2025, que é o INPC mais 0,5% de aumento real. "Por mais que pareça pequeno, esse meio por cento fica no nosso salário e o próximo incidirá sobre esse", ressaltou. 

“Os lucros dos bancos são o resultado do trabalho da categoria, no dia a dia. Por isso que, em toda a campanha salarial, colocamos o aumento real como prioridade, ao lado dos debates por melhores condições de trabalho", explica a coordenadora do Comando Nacional dos Bancários e presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira. "Então, o reajuste acima da inflação, e que vai se refletir não só nos salários, mas em todas as cláusulas econômicas, não se trata de benefício dos bancos. Trata-se de conquista da categoria, obtida pelo Comando Nacional dos Bancários nas mesas de negociação”, completou.


Fonte: Contraf-CUT

OUTRAS MATÉRIAS
Saúde | 29/10/2025
Bancários estão entre os trabalhadores com maior índice de adoecimento mental
Gerentes e escriturários de banco, bem como motoristas de ônibus, técnicos em enfermagem e vigilantes estão no topo das doenças ocupacionais da mente.
Banrisul | 29/10/2025
Sindicato questiona Banrisul sobre CPA-20 nos processos seletivos
Banco atendeu pedido de ampliação do prazo para trabalhadores apresentarem certificação obrigatória durante seleção interna
Meio Ambiente | 29/10/2025
Seminário em Santa Rosa debate transição energética e mudanças climáticas sob a ótica da classe trabalhadora
“O problema está no modo de produção capitalista, que é a própria destruição do planeta”, diz representante do Movimento dos Atingidos por Barragens