Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#IGUALDADEDEGÊNERO | 16/07/2025
Coletivo de Mulheres da Fetrafi-RS promove Conferência Livre

Evento acontece no dia 23 de julho, as 18h, em formato virtual, e visa preparar o coletivo para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres (CNPM).

No dia 23 de julho, às 18 horas, as mulheres bancárias da base da Fetrafi-RS têm um encontro marcado com a luta feminina por espaço e reconhecimento. Parte da etapa preparatória para a 5ª CNPMA, a Conferência Livre das Mulheres Bancárias é importante para definir pautas femininas dentro da categoria e propor estratégias de luta, que serão levadas ao âmbito nacional. 

Inscreva-se AQUI

A 5ª CNPM quer garantir a ampla participação de mulheres em sua diversidade, desta forma, a elaboração de diagnósticos direcionados poderá fortalecer políticas de ações afirmativas, valorização de experiências locais e superação de barreiras estruturais nas diferentes esferas de governo e em todos os territórios brasileiros. 

"A 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres é um momento decisivo para fortalecer nossos direitos! Foi em espaços como esse que conquistamos marcos históricos, como a Lei Maria da Penha. Precisamos participar e ajudar a construir o futuro que queremos para todas as mulheres!", Cristiana Garbinatto, diretora de Mulheres da Fetrafi-RS. 

Como parte do processo conferencial, as Conferências Livres são etapas integrantes da Etapa Nacional, voltadas à mobilização social, ao aprofundamento temático e à sistematização de propostas e experiências vindas dos territórios; não substituem nem concorrem com as conferências das etapas Municipal, Regional, Estadual ou Distrital, mas integram e enriquecem o processo, trazendo contribuições e perspectivas diversas; visam fortalecer a participação popular e garantir que as vozes das mulheres em toda sua diversidade sejam consideradas e integradas ao processo da Conferência Nacional.

5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres

A 5ª CNPM é um espaço estratégico de articulação democrática para o avanço dos direitos das mulheres em sua diversidade. Com base em um histórico de mobilizações e conquistas construídas coletivamente desde a 1ª CNPM, a 5ª CNPM será realizada entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro de 2025, conforme convocação estabelecida pela Portaria nº 132/2024 do Ministério das Mulheres, com o tema "Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas".

O evento tem como objetivo integrar propostas para o fortalecimento e a ampliação de políticas públicas para as mulheres, com a perspectiva da interseccionalidade, para promover a democracia e a igualdade, garantindo voz e representatividade às mulheres em toda a sua diversidade.

Orientada por diretrizes que garantem o respeito à diversidade de gênero, raça, etnia, geração, deficiência, território e orientação sexual, tem como um de seus compromissos centrais a não reprodução de desigualdades históricas dentro dos espaços de participação.

Ao final, a Conferência resultará na formulação da Plataforma das Mulheres que sistematizará as prioridades em políticas públicas apresentadas pelas mulheres, com vistas a fortalecer a democracia, garantir a igualdade e promover avanços na efetivação dos direitos de todas.


 

OUTRAS MATÉRIAS
#ITAÚ | 27/10/2025
COE Itaú rebate declarações do banco sobre demissões em massa e defende trabalhadores injustiçados
Coordenadora Valeska Pincovai criticou falas do presidente Milton Maluhy Filho e afirmou que o banco tenta justificar o injustificável ao desqualificar publicamente empregados demitidos.
Itaú | 27/10/2025
COE Itaú rebate declarações do banco sobre demissões em massa e defende trabalhadores injustiçados
Coordenadora Valeska Pincovai criticou falas do presidente Milton Maluhy Filho e afirmou que o banco tenta justificar o injustificável ao desqualificar publicamente empregados demitidos
#BANRISUL | 24/10/2025
COE e Banrisul iniciam negociações sobre PPR
Proposta, com adequações necessárias devido à reestruturação de carreira, será analisada pelo Movimento Sindical. Nova reunião foi agendada para dia 30 de outubro.