“Marcas D’Água – Memória dos bancários gaúchos nas enchentes de 2024” resgata histórias de dor, coragem e reconstrução.
Na próxima terça-feira, dia 27 de maio, o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) lança um documentário que promete emocionar e fazer refletir. Intitulado “Marcas D’Água – Memória dos bancários gaúchos nas enchentes de 2024”, o curta-metragem mergulha nas experiências de quem viveu na pele os efeitos da maior tragédia climática já registrada no Rio Grande do Sul.
Com 23 minutos de duração, o filme será exibido em sessão única, às 19h, no CineBancários, com transmissão simultânea pelo canal do Sindicato no YouTube. Mais que um registro histórico, o documentário é um testemunho sensível dos impactos humanos e profissionais que a catástrofe provocou na vida de milhares de bancários.
Produzido pela Camba Filmes, com direção de Thiago Lazeri, o projeto nasceu do desejo do SindBancários de preservar não só a memória da tragédia, mas também as marcas — físicas e emocionais — deixadas pela enchente de maio de 2024. São relatos de perdas, solidariedade e resistência diante do inesperado.
A sessão será aberta ao público, com distribuição de senhas a partir das 18h, conforme a lotação da sala. Antes da exibição, haverá uma breve apresentação com comentários sobre os bastidores da produção e o processo de escuta das histórias que compõem o documentário.
Encerrando a noite, a solidariedade ganha mais um capítulo com a pré-inauguração do Armazém do Campo, no térreo da Casa dos Bancários. O restaurante será operado por integrantes do assentamento Integração Gaúcha, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) — localizado em Eldorado do Sul (RS), uma das comunidades também duramente atingidas pela enchente. A abertura oficial ao público está prevista para a próxima semana.
Ficha técnica – Marcas D’Água
Produção: Camba Filmes
Direção: Thiago Lázeri
Assistente de Direção: Tiara Vaz
Direção de Fotografia: Biel Gomes
Som Direto: Victor Mascarenhas
Imagens Adicionais: Thiago Lázeri
Montagem: Biel Gomes e Thiago Lázeri
Produção: Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários)
Fonte: SindBancários Poa e Região