Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#BANRISUL | 29/04/2025
Eleições para conselhos da Fundação Banrisul acontecem até 7 de maio

Fetrafi-RS apoia a Chapa 5, "Nossa Voz na Fundação", composta por sindicalistas que conhecem a realidade da Fundação e estão preparados para promover a mudança que ela precisa.

Começa às 9h desta quarta-feira, 30 de abril e segue até as 17hs do dia 7 de maio, o pleito virtual da Fundação Banrisul de Seguridade que irá eleger 02 (dois) membros titulares e respectivos suplentes para o Conselho Deliberativo, 01 (um) membro titular e respectivo suplente para o Conselho Fiscal e 01 (um) Diretor de Previdência, todos para um mandato de 04 (quatro) anos.

A Fetrafi-RS, como representante dos trabalhadores, apoia a Chapa 5, "Nossa Voz na Fundação", que assumiu o compromisso de enfrentar o déficit de planos da Fundação Banrisul e garantir um futuro mais seguro para os participantes. A Chapa 5 defende uma gestão transparente, responsável e voltada exclusivamente aos interesses dos aposentados, pensionistas e futuros aposentados, resgatando o princípio da solidariedade entre gerações.

Como votar na Chapa 5 - "Nossa Voz na Fundação"

1. Acesse >> www.fbss.org.br/eleicoes2025
2. Faça login com seu CPF e sua senha forte (a mesma do site da Fundação).
3. Escolha a chapa NOSSA VOZ NA FUNDAÇÃO para todos os cargos.
4. Revise e confirme seu voto.

Pronto! Você ajudou a construir uma nova Fundação: mais transparente, equilibrada e comprometida com os participantes.

Quem são os nossos candidatos

Diretoria de Previdência
54 – Yuri Santanna dos Santos

Conselho Deliberativo
Titular: 51 – Denise Falkenberg Corrêa | suplente: Luciano Fetzner Barcellos
Titular: 52 – Diógenes Bonfanti dos Santos | suplente: Ana Maria da Silva

Conselho Fiscal 
Titular: 53 – Mariluz dos Santos Carvalho | suplente: Eduardo Moreira Poffal

Confira as propostas da Chapa 5 - "Nossa Voz na Fundação": 

1 - Combate aos Déficits nos Planos
Atuar com firmeza para eliminar ou reduzir os déficits nos planos de previdência que apresentam desequilíbrio financeiro. 

2 - Equilíbrio nos Planos Antigos
Promover uma gestão focada no reequilíbrio financeiro dos planos previdenciários mais antigos, garantindo sustentabilidade e segurança aos participantes e assistidos. 

3 - Ajustes para Migração do PB1
Defender ajustes que tornem viável e vantajosa a migração dos participantes do plano PB1 para um novo plano, com mais equilíbrio e segurança.

4 - Redução da Taxa de Administração no FBPrev CD
Atuar pela redução da taxa de administração do plano FBPrev CD, que reduz o saldo dos participantes ao longo do tempo.

5 - Benefício de Risco no FBPrev CD
Defender a inclusão de benefício de risco no FBPrev CD, com cobertura para invalidez, pensão por morte e afastamento forçado.

6 - Contra Retirada de Patrocínio 
Insistir na correção da regulamentação atual, que permite retiradas de patrocínio sem garantir plenamente os direitos adquiridos dos participantes.

7 - Por Participação Efetiva das Entidades na PREVIC
Defender melhorias na regulamentação que permite a participação de associações e sindicatos nos processos da PREVIC. Hoje, essa participação é limitada e impede a produção de provas importantes.

8 - Auditoria nas Quotas dos Planos CD
A rentabilidade das quotas dos planos CD se tornou uma zona cinzenta, marcada por falta de clareza e critérios objetivos. A chapa defende auditoria, transparência e rigor técnico para garantir que os resultados reflitam a realidade dos investimentos.

9 - Prestação de Contas Transparente e Contínua
Compromete-se em prestar contas regularmente com os participantes durante toda a gestão — e não apenas em época de eleição.

10 - Mais Educação Financeira e Previdenciária
Propor ações de formação contínua para participantes da ativa e aposentados, promovendo conhecimento sobre finanças pessoais, previdência e direitos.

11 - Defesa Permanente do Banrisul Público
Seguir firme na linha de frente pela defesa do Banrisul como patrimônio dos gaúchos, pois não há futuro para a Fundação nem para os trabalhadores se o Banco for privatizado.

Siga, Compartilhe e Participe da Campanha!

Facebook

Instagram 


 

OUTRAS MATÉRIAS
Banrisul | 15/06/2026
33º Encontro Nacional dos Banrisulenses acontece nos dias 27 e 28 de junho, no Clube do Comércio
O encontro reunirá representantes da categoria de diferentes regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina para debater os principais desafios enfrentados pelos banrisulenses
Bradesco | 15/06/2026
Contraf-CUT garante abono das horas durante jogos do Brasil na Copa do Mundo
Atendendo reivindicação apresentada pela entidade ao setor bancário, Bradesco confirma que funcionários liberados para acompanhar as partidas da Seleção Brasileira não precisarão compensar as horas não trabalhadas
Banrisul | 12/06/2026
Inscreva-se para o 33º Encontro Nacional dos Banrisulenses
Evento ocorre nos dias 27 e 28 de junho de 2026, no Clube do Comércio, em Porto Alegre