Com inauguração prevista para outubro de 2025, o novo espaço cultural de Porto Alegre possui uma característica ímpar: pode abrigar até seis tipos de espetáculos diferentes.
Iniciadas em fevereiro, as obras estruturais do Teatro Bancários RS - Sala Multicultural seguem avançando conforme o cronograma. É o que nos diz o diretor de Organização da Fetrafi-RS, Sandro Cheiran. Segundo ele, as construções em andamento correspondem a uma pequena para do projeto. "As arquibancadas móveis, que serão importadas, juntamente com os equipamentos de som e luz, além do palco e panejamento, serão incorporados após o término das obras de infraestrutura",
Nesta terça-feira (15/04), os operários trabalhavam na construção dos camarins, que ficará no andar acima do Teatro. Já foi instalada a escada de ferro, que dá acesso do 3º andar para o 2º andar, onde ficará o palco, e feito o vão na laje para receber o elevador. Com uma área aproximada de 70 metros quadrados, os dois camarins terão banheiro com acessibilidade.
Sandro Cheiran explicou que foram feitas pequenas alterações no projeto inicial, como a construção de uma bilheteria no térreo, entre a porta principal de entrada e os elevadores. Nesse caso, uma porta de vidro irá separar o espaço do hall de entrada do prédio.
O Teatro dos Bancários RS, fruto de uma parceria entre a Fetrafi-RS, SindBancários Porto Alegre/Região e o governo federal, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, tem um investimento estimado de R$ 5 milhões e promete revolucionar o setor artístico da capital gaúcha. "Será um espaço único, no que diz respeito à possibilidade de múltiplos espetáculos, e mais um local para enriquecer a vida cultural de Porto Alegre", observa Cheiran.
O diretor de Comunicação da Fetrafi-RS, Juberlei Bacelo, destaca a importância e o significado dos bancários poderem contribuir com a formação cultural da cidade. "Ficamos muito felizes em poder oferecer à população de Porto Alegre mais um espaço cultural. Isso é muito significativo, porque com cultura a gente faz política, disputa opiniões e conscientiza as pessoas", ressaltou.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetrafi-RS