Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#BANCODOBRASIL | 16/01/2025
Ato em Defesa dos Caixas do Banco do Brasil Reúne Trabalhadores em Frente à Agência na Rua Uruguai

Trabalhadores do Banco do Brasil protestam em Porto Alegre contra descumprimento de acordos.

No final da manhã desta quinta-feira (16/01), trabalhadores se reuniram em frente à agência do Banco do Brasil, localizada na Rua Uruguai, para um ato de protesto em defesa dos caixas da instituição. A manifestação, organizada pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, foi impulsionada pela insatisfação com o descumprimento de acordos firmados entre o Banco do Brasil e a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB).

Priscila Aguirres, diretora jurídica do SindBancários de Porto Alegre e Região, uma das representantes da mobilização, esclareceu o motivo da ação: “A proposta envolve a criação de cargos para remanejar os caixas cujas vagas foram cortadas. No entanto, o que vemos hoje é apenas o corte de vagas. Não há a criação de novos postos para garantir a manutenção do salário desses funcionários que atuam como caixa. O banco está descumprindo o acordo, realizando o corte de vagas e comprometendo a qualidade do serviço prestado à população. O atendimento de caixa não está sendo extinto, mas está sendo drasticamente reduzido, especialmente no interior, e é por isso que estamos aqui hoje”, explicou Priscila, funcionária do Banco do Brasil.

A principal reivindicação dos trabalhadores é o cumprimento do acordo coletivo de 2024, que assegurava a criação de vagas para os caixas, garantindo o salário e protegendo esses profissionais de eventuais mudanças prejudiciais a suas funções. No entanto, o Banco do Brasil implementou novos cargos de "especialistas", que não trazem especialização real, mas sim uma sobrecarga de tarefas, sem a devida valorização profissional.

Em sua fala, Edson da Rocha, diretor da Fetrafi-RS, apontou a gravidade da situação: “O que adianta fazermos um acordo se ele não é cumprido? O Banco do Brasil está descumprindo um acordo firmado no acordo coletivo feito no ano passado, e daqui por diante vamos intensificar nossos atos até que a diretoria do banco cumpra o que foi assinado no acordo", destacou Edison.

Everton Gimenis, diretor do SindBancários Poa e Região e vice-presidente da CUT-RS, também presente no ato, fez questão de lembrar da importância histórica do Banco do Brasil, mas enfatizou a necessidade de respeito aos trabalhadores: “O Banco do Brasil tem uma história tão bonita no desenvolvimento desse país, mas infelizmente estamos aqui hoje, nesse ato, para cobrar que o Banco respeite os seus trabalhadores. Se o banco tem uma história tão bonita, ela se deve aos seus funcionários, pois eles constroem esse banco, o lucro desse banco e merecem ter seus direitos respeitados”, apontou Gimenis.

A mobilização reflete o crescente descontentamento da categoria bancária com as ações do Banco do Brasil e a determinação dos trabalhadores em lutar pela manutenção de seus direitos. A manifestação foi apenas o início de uma série de ações que devem ser intensificadas nos próximos dias.

Assista >> https://www.instagram.com/reel/DE5eezzyUiC/?igsh=NGZuNWRnaGhqeGZh

Fonte: SindBancários Poa e Região

OUTRAS MATÉRIAS
Movimento Sindical | 02/05/2025
Veja a íntegra da Pauta da Classe Trabalhadora
Plenária realizada nesta terça-feira (29) atualiza a pauta aprovada durante a Conclat de 2022
1º Maio | 02/05/2025
Redução de jornada e isenção de IR são principais pautas neste 1º de Maio
Lutas históricas e novas reivindicações estarão em pauta em atos dos trabalhadores que serão realizados em todo o país
#1ºDEMAIO | 29/04/2025
CUT e demais centrais entregam ao Presidente Lula a pauta da classe trabalhadora
Encontro foi realizado nesta terça-feira (29/04), após a marcha da classe trabalhadora.