Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#CULTURA | 04/12/2024
Fetrafi-RS lança projeto do Teatro Bancários RS 

Iniciativa, que promete revolucionar o setor artístico da capital gaúcha, conta com a parceria do SindBancários Porto Alegre/Região e do governo federal, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Tá na boca do mundo: Porto Alegre vai ganhar um novo espaço cultural em 2025, com uma proposta inédita no Rio Grande do Sul. Na noite desta terça-feira (03/12) foi lançado o projeto do Teatro Bancários RS - Sala Multicultural, que prevê uso múltiplo do espaço, de acordo com a natureza do espetáculo. Antes da cerimônia, no começo da tarde, houve uma prévia apresentação durante a última reunião do Sistema Diretivo da Fetrafi-RS em 2024.

Voltaire Danckwardt, arquiteto que assina o projeto arquitetônico, explica que "com o sistema de mobilidade de palco e plateia, a sala pode se transformar em diversas tipologias em versões para espetáculos teatrais ou concertos musicais, auditório, cinema e outras formas. O conceito é de um espaço multifuncional adaptável a várias formas de encenação".

O diretor de Comunicação da Fetrafi-RS, Juberlei Bacelo, falou sobre a importância e o significado dos bancários poderem contribuir com a formação cultural da cidade. "Ficamos muito felizes em poder oferecer à população de Porto Alegre mais um espaço cultural. Isso é muito significativo, porque com cultura a gente faz política, disputa opiniões e conscientiza as pessoas", ressaltou.

Luciano Fetzner, presidente do SindBancários Poa e Região, lembrou que a cultura está entre as formas mais potentes de construção de consciência, de transformação da sociedade em algo melhor. "E, para nós do SindBancários, que já temos um cinema vivo há mais de uma década, termos agora essa oportunidade de construir um teatro é realizar mais um sonho", comemorou.

Investimento

Com investimento inicial de R$ 4 milhões, o teatro terá capacidade para até 330 espectadores. As obras terão início em janeiro de 2025 e devem se estender até outubro do mesmo ano. "Esse novo espaço representa um alento no contexto dos prejuízos causados pelas enchentes ao setor cultural, inclusive com a perda de equipamentos importantes como o Teatro Renascença, da prefeitura, que está fechado em razão dos danos causados pela enchente. Também representa para a população em geral uma possibilidade de acesso a espetáculos de excelência e qualidade com ingressos populares", explica Vitor Ortiz, produtor cultural responsável pelo projeto junto à Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

Um palco para o teatro Sul-Americano

O teatro será construído no espaço atualmente ocupado por um auditório. A proposta da Fetrafi-RS e do SindBancários Poa e Região é colocar à disposição do público e dos artistas da música e das artes cênicas uma sala modernamente equipada, com excelente acústica e possibilidade de adaptar-se a seis diferentes formatos: teatro frontalista, teatro de arena, teatro três lados, teatro shoebox, sala de cinema e sala de conferências (auditório). Poltrona e palco serão móveis, para facilitar a adaptação. 

O Teatro Bancários RS pretende abrir espaço para as companhias e grupos locais e nacionais, mas também e especialmente para espetáculos provenientes do Uruguai, Argentina, Bolívia e outros países sul-americanos. Nesse sentido, pretende se configurar como o único equipamento do gênero no país, aproveitando a boa localização da capital gaúcha, distante cerca de 900 km de Montevidéu e próxima às fronteiras da Argentina e do Paraguai. Para tanto, já está aprovado na Lei Rouanet o projeto da primeira programação a acontecer no espaço, o Festival Teatro dos Bancários - Cena Sul-Americana.

A nova sala também estará aberta para receber as programações dos principais festivais de dança e teatro já existentes no estado, como o Palco Giratório SESC, o Porto Alegre em Cena e o Porto Verão Alegre. "Será um equipamento público no sentido de que estará aberto à comunidade, uma forma já experimentada pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre com o CineBancários, que já tem 16 anos e preserva a tradição das salas de cinema de calçada e uma programação de excelência". garante Vitor Ortiz. 

Pocket show com Hique Gomes e Dunia Elias

Após a apresentação do projeto, o público assistiu à versão pocket do show Tãn Tãngo com Hique Gomez e Dunia Elias, que cantaram versões de clássicos e composições próprias inspiradas no repertório rio-grandense. Um dos criadores do espetáculo Tangos & Tragédias, o violinista, compositor e humorista Hique Gomes é um dos mais consagrados artistas gaúchos. Já Dunia Elias é pianista clássica de formação, compositora, atriz e musicoterapeuta.

 

 

 

  

 

 

OUTRAS MATÉRIAS
Bradesco | 08/05/2025
COE Bradesco critica fechamento de unidades em reunião com o banco
Trabalhadores defendem empregos e questionam efeitos da transformação digital no acesso a serviços bancários; Bradesco apresenta programa de diversidade e nova segmentação
#BANRISUL | 08/05/2025
Nova proposta apresentada pelo Banrisul dificulta desfecho da negociação
Documento do Banco evoluiu em algumas diretrizes, mas não apresenta gratificações que tornem o acordo viável.
FBSS | 07/05/2025
Chapa 5 elege representantes na Fundação Banrisul com apoio do movimento sindical
Yuri Santanna dos Santos foi eleito Diretor de Previdência e Denise Falkenberg Corrêa foi eleita para o Conselho Deliberativo.