Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#APOSENTADORIA | 28/03/2024
Justiça determina que VR e VA sejam considerados como contribuição para aposentadoria

Conforme noticiado em meados de 2023, bancários(as) aposentados(as) podem melhorar o valor da aposentadoria através de uma revisão dos benefícios previdenciários para inclusão dos valores recebidos a título de vale refeição/alimentação/rancho na renda. 

O escritório jurídico Aline Portanova Advocacia, conveniado ao SindBancários e à Fetrafi-RS, entrou com ações judiciais no final de 2022 e em agosto de 2023 aconteceram as primeiras determinações judiciais para implantação de aposentadoria revisada com inclusão dos valores do benefício. Na época, três bancárias de Porto Alegre foram beneficiadas, sendo que uma delas obteve um aumento de R$ 300 no valor da aposentadoria. "Em janeiro passado, a Justiça concedeu o mesmo direito a vários trabalhadores vinculados ao Sindicato dos Bancários de São Borja", informou a advogada, inclusive os valores atrasados. 

Segundo Portanova, o tempo entre ajuizamento, sentença procedente, trânsito em julgado e a determinação para que o INSS implante a alteração no valor da aposentadoria tem sido inferior a 12 meses. Além disso, o INSS não tem recorrido a essas decisões. "Para saber se tem direito, o é necessário elaborar o cálculo da revisão de benefício, que mostrará se há vantagem financeira em entrar com ação judicial, e havendo, qual a representação no valor dos benefícios", explicou. Importante salientar que somente quem está aposentado há, no máximo, 10 anos, pode ajuizar a ação.

O Escritório Aline Portanova oferece a primeira consulta (online ou presencial) gratuita para bancários e bancárias sindicalizados(as).

Para agendar horário, basta entrar em contato através do telefone/whatsapp: 51.99910.2808.


Fonte: Fetrafi-RS

OUTRAS MATÉRIAS
PLR | 27/02/2026
Contraf-CUT e Fabi Uehara cobram da Caixa a antecipação da PLR
Reivindicação é para que o pagamento seja efetuado no dia da divulgação do resultado anual da Caixa; pendências no pagamento dos deltas e da premiação do Super Caixa reforçam necessidade de antecipação da PLR
Caixa | 27/02/2026
Empregados apoiam candidatura de Fabi Uehara para Conselho de Administração da Caixa
Eleição virtual ocorre de 4 a 6 de março, quando todos os empregados da ativa podem votar
#BANRISUL | 24/02/2026
Mulheres do Banrisul organizam agenda de 2026 e preparam pauta para reunião com o banco
Representantes das trabalhadoras do Banrisul reuniram-se, nesta segunda-feira (23/02) para discutir a agenda de lutas e prioridades para 2026.