Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#SEGURANÇA | 12/03/2024
Projeto que obriga portas giratórias nos bancos tem parecer favorável na CCJ da ALRS

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (ALRS) aprovou, nesta terça-feira (12/03), parecer favorável com emendas ao Projeto de Lei 199/2023, de autoria do deputado Miguel Rossetto (PT), que torna obrigatória a instalação e uso de porta eletrônica de segurança, giratória e individualizada nas agências bancárias do estado. A CCJ avalia a constitucionalidade do projeto, que agora seguirá tramitando na ALRS, sendo encaminhado para apreciação em outras comissões.

O PL 199/2023 foi construído em conjunto com o SindBancários e a Fetrafi, no intuito de sanar um problema que aflige bancárias e bancárias de todo o RS, que é a insegurança nos locais de trabalho. Para o vice-presidente da CUT-RS e ex-presidente do Sindicato, Everton Gimenis, a aprovação na CCJ representa mais uma batalha vencida na luta para garantir a segurança nos bancos. “Agora precisamos continuar nossa mobilização e nossa pressão sobre os deputados para que o projeto seja aprovado nas demais comissões e no plenário. A vida dos bancários e clientes são prioridade!”, ressalta.

O deputado autor do PL 199 destaca que o projeto é uma resposta à justa demanda por segurança e proteção à vida, tanto para quem trabalha quanto para aqueles que frequentam as instituições financeiras. “O projeto define um arcabouço robusto nesse sentido quando obriga a instalação de portas giratórias individualizadas nas áreas de circulação de pessoas em locais prestadores de serviços bancário, financeiro, de crédito ou securitário. Existe um argumento de que as portas não são necessárias em locais sem numerário. Minha pergunta é: quem avisa o ladrão? Retirar as portas giratórias expõe bancários e usuários à violência. Quem defende a retirada usa também o argumento que as portas dificultam o acesso a esses locais. Isso não é razoável. Queremos mais que dificultar, queremos impedir a entrada de armas. Portas giratórias em defesa da vida!”, defende Rossetto.

Fonte: Imprensa SindBancários

OUTRAS MATÉRIAS
Caixa | 19/02/2026
Cobranças levam Caixa a corrigir distorções no Super Caixa
Abertura do Rede Responde #2188 permite regularizar digitalização de termos de fundos do 2º semestre de 2025 e pode recolocar centenas de unidades na apuração do Resultado.Caixa e na premiação
Bradesco | 19/02/2026
Bradesco confirma pagamento da PLR para 27 de fevereiro
A parcela adicional terá o valor de R$3668,29
Banco do Brasil | 19/02/2026
Atendendo a pedido da Contraf-CUT, Banco do Brasil antecipa pagamento da PLR para 3 de março
O resultado financeiro do banco é fruto direto do trabalho dos funcionários