O cuidado com a saúde mental e emocional deve ser contínuo, mas desde 2014, no mês de janeiro se reforça a importância de nos mantermos vigilantes. "Saúde Mental enquanto há tempo! O que fazer, agora?" é o tema da campanha Janeiro Branco para 2024, um movimento que objetiva conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental e emocional, reduzindo o estigma em torno de temas como ansiedade, depressão e outros transtornos mentais.
Entre a categoria bancária, uma das que mais sofre pressão no trabalho devido às metas abusivas impostas pelo sistema financeiro, o índice de adoecimento mental é alarmante. Para se ter uma ideia, os(as) bancários(as) representem apenas 1% de toda a classe trabalhadora no Brasil, no entanto, do total de trabalhadores(as) afastados(as) por doenças psíquicas, quase um quarto atuam em instituições financeiras, conforme divulgado em audiência no Senado Federal, em setembro passado. "Os bancos se utilizam cada vez mais dos recursos tecnológicos para impor jornadas de trabalho longas e invasivas, de maneira que não há mais um limite entre a vida laboral e a vida privada", observou a médica Maria Maeno, durante seminário sobre adoecimento no trabalho, em setembro de 2023, em Porto Alegre.
Além da pressão pelo cumprimento das metas, casos de assédio moral e sexual, cada vez mais frequentes no ambiente de trabalho bancário, corroboram para o aumento dos casos de doenças psíquicas na categoria. Mauro Salles, secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT, durante comemoração dos 163 anos da Caixa Federal, no dia 12 de janeiro, lembrou o escândalo que envolveu a gestão anterior do banco. "Os funcionários e as funcionárias da Caixa resistiram ao assédio moral e à pressão psicológica do governo anterior. Não vamos permitir que isso se prolifere, porque essa prática afeta diretamente a saúde mental e a dignidade das pessoas", ressaltou.
Recentemente, um executivo do Banrisul foi demitido por justa causa, depois de ser denunciado por pelo menos 13 trabalhadoras do banco por assédio sexual. Os casos foram levados pelo Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região ao Ministério Público do Trabalho (MPT), que abriu um inquérito civil. Outro inquérito tramita na Polícia Civil, com investigações a cargo da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam).
O que é Saúde Mental
Saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define o conceito como "um estado de bem-estar no qual um indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, pode trabalhar produtivamente e é capaz de contribuir para sua comunidade".
Segundo o Ministério da Saúde, um dos problemas que mais afeta a população brasileira é a ansiedade, que pode ser causada por uma variedade de fatores, como estresse, pressões sociais, problemas financeiros e traumas. Depressão, seguida de transtornos alimentares, transtorno bipolar e transtornos relacionados ao uso de substâncias são outros distúrbios recorrentes no país.
Porque Janeiro Branco
Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós.
A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar. A campanha tem como objetivo criar uma cultura de cuidado emocional, proporcionando informações e apoio para indivíduos, famílias, instituições e comunidades em geral.
Fontes: INSS, Instituto Janeiro Branco, Agência Senado