Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Banrisul | 12/05/2023
Banrisul segue tomando decisões unilaterais e não aceita questionamentos da Fetrafi/RS sobre RVs e PDVs

Em resposta ao pedido de esclarecimentos da Fetrafi/RS sobre uma proposta de acordo nos processos das RVs com valores inferiores aos ofertados em dezembro/2022, o Banrisul informou que os cálculos elaborados à época estavam incorretos, pois não levou em conta apenas os itens deferidos nas sentenças, e sim a integralidade dos pedidos.

A Fetrafi/RS respondeu ao Banrisul que considera inaceitável tal “justificativa”, tendo em vista dois fatores: o primeiro está relacionado com o fato da proposta de dezembro/2022 não ter sido feita com base em um cálculo transparente e bilateral, e sim apenas com valores apresentados pelo Banco; o segundo fator, que torna a nova proposta inaceitável, é a quebra de isonomia entre os(as) trabalhadores(as) incluídos em um mesmo processo judicial, o que caracteriza discriminação. De qualquer modo, a posição do Banrisul sobre o assunto foi de manter a nova proposta.

Outro assunto relacionado aos mesmos processos das RVs, aponta para mais um ato de discriminação do Banrisul: o Banco não apresentou proposta/2023 para os(as) empregadas(os) que optaram pelo PDV. Lembrando que aqueles(as) que que aderiram ao Acordo em dezembro/2022, receberam o valor do acordo das RVs e vão receber também as verbas do PDV. Ou seja, outra clara discriminação. A resposta do Banrisul foi também no sentido de não apresentar nova proposta para quem está saindo no PDV.

“Em dezembro, o Banco assumiu o compromisso de até 31 de janeiro de 2023 apresentar proposta para os banrisulenses para os quais ainda não havia apresentado. O compromisso era também de manter os mesmos moldes das propostas apresentadas aos demais. Passados mais de três meses do prazo/compromisso, o Banrisul apresentou uma proposta inferior aos valores recebidos pelos demais, e ainda por cima excluindo aqueles(as) que aderiram ao PDV, o que caracteriza uma absurda falta de isonomia e ainda por cima rompendo com a relação confiança que é minimamente necessária entre movimento o sindical e a diretoria do Banrisul. Lamento e ainda espero que o Banco reveja esse posicionamento, que não condiz com a direção de um Banco público sério e tão respeitado pelos gaúchos”, afirmou Raquel Gil, diretora da Fetrafi/RS e membro do Comando Nacional dos Banrisulenses.

A Fetrafi/RS lembra que aqueles Sindicatos que queiram discutir judicialmente as discriminações acima referidas, deverão informar à Federação para que seja encaminhada oficialmente a notificação conforme prevê o art. 67 da CCT/Fenaban. Ou realizarem diretamente a notificação para a Contraf/CUT, nos termos da cláusula 67.

Fonte: Portal dos Bancários RS

OUTRAS MATÉRIAS
#CAIXA | 16/07/2025
Empregados reivindicam reajuste zero para o Saúde Caixa
Fim do teto de gastos da Caixa, manutenção dos princípios do plano, melhoria da rede credenciada e a extensão do direito de manutenção do plano pós-emprego para contratados após 2018 completam a lista de reivindicações.
#IGUALDADEDEGÊNERO | 16/07/2025
Coletivo de Mulheres da Fetrafi-RS promove Conferência Livre
Evento acontece no dia 23 de julho, as 18h, em formato virtual, e visa preparar o coletivo para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres (CNPM).
Banrisul | 16/07/2025
COE se reúne e define estratégias de diálogo com a base sobre a reestruturação de carreira
Atendendo à deliberação do 32º Encontro Nacional dos Banrisulenses (05/07),  a Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Banrisul realizou, nesta terça-feira (15/07), uma reunião ampliada para definir ações de mobilização nos próximos