Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Itaú | 04/08/2026
Após pressão sindical, Itaú confirma vigilantes em todos os Espaços Itaú de Negócios até outubro

Ao longo dos últimos anos, o movimento sindical travou uma intensa luta para garantir mais segurança nos Espaços Itaú de Negócios. Como resultado dessa mobilização, o Itaú informou que todas essas unidades passarão a contar com vigilantes até o mês de outubro, atendendo a uma reivindicação histórica dos trabalhadores.

Desde o início da transformação das agências em Espaços Itaú de Negócios, sindicatos de todo o país denunciaram a ausência de vigilantes e os riscos a que bancários, bancárias e clientes estavam submetidos. Durante esse período, foram realizadas paralisações, protestos, manifestações e diversas ações para cobrar uma solução definitiva do banco.

Em diferentes regiões do país, a falta de segurança resultou em situações graves, como assaltos a clientes e funcionários, golpes em caixas eletrônicos, atos de vandalismo e episódios de violência dentro das unidades.

Além das mobilizações, o movimento sindical promoveu audiências públicas, realizou reuniões com Secretarias de Segurança e apresentou denúncias aos órgãos competentes, reforçando a necessidade de garantir condições adequadas de proteção para quem trabalha e utiliza os serviços bancários.

A reivindicação também foi levada à mesa de negociação pela Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú e integrou a pauta específica entregue ao banco em 1º de julho, após o Encontro Nacional dos Bancários e Bancárias do Itaú, realizado em 19 de junho, em São Paulo.

Segundo o banco, até outubro todos os Espaços Itaú de Negócios estarão com vigilantes, ampliando a proteção aos trabalhadores e aos clientes.

Para a coordenadora da COE Itaú, Valeska Pincovai, a decisão representa uma importante vitória da organização e da persistência do movimento sindical. "Essa é uma conquista da nossa mobilização, da nossa luta e da insistência do movimento sindical em mostrar ao Itaú que a vida das pessoas precisa estar acima do lucro. Conseguimos sensibilizar o banco de que não era mais aceitável expor clientes e trabalhadores a situações de risco e violência. Os bancários já convivem diariamente com a pressão por metas e pelo adoecimento causado pela organização do trabalho, e ainda eram obrigados a enfrentar o medo constante da falta de segurança. A instalação de vigilantes em todos os Espaços Itaú de Negócios é uma vitória coletiva e demonstra que a negociação e a mobilização dos trabalhadores são capazes de transformar a realidade."

"Saudamos essa conquista, uma exigência nossa, pois, sem segurança, o risco para trabalhadores e clientes dentro das agências é muito alto", disse o representante do RS na COE Itaú, Eduardo Munhoz.

 

Fonte: Contraf-CUT

OUTRAS MATÉRIAS
Campanha Nacional | 04/08/2026
Super Caixa precisa ser negociado e reconhecer o trabalho de todo o quadro de pessoal do banco
Contraf-CUT, CEE/Caixa e Fenae defendem o princípio “vendeu, recebeu”, pagamento para todos os que contribuem com os resultados, regras transparentes e fim de indicadores que reduzem ou eliminam a premiação
Santander | 04/08/2026
Santander tenta intimidar Previc na Justiça para se eximir de obrigações com o Banesprev
Além de pressionar a Previc, iniciativa do Santander afeta diretamente milhares de aposentados e assistidos que dependem da complementação de aposentadoria para viver com dignidade
Sistema Financeiro | 04/08/2026
Bancos lucram mais com digitalização, mas clientes e trabalhadores pagam a conta
Investimentos ampliam rentabilidade, mas eliminam empregos, concentram atendimento nos canais digitais e ampliam desafios de inclusão financeira