Entidade reivindicou fortalecimento do pilar “Pessoas” no banco e soluções para o Saúde Caixa.
O SindBancários participou, nesta quinta-feira (21/08), da cerimônia de reinauguração do Edifício Querência, no Centro Histórico de Porto Alegre, e entregou uma carta com reivindicações ao presidente do banco, Carlos Vieira. O evento contou ainda com a presença de autoridades e empregados do banco.
A retomada do funcionamento em todos os andares do prédio começou no dia 18 de agosto, mais de um ano após a enchente que alagou a parte inferior. O Sindicato vem acompanhando de perto a situação, como fez desde a catástrofe de maio de 2024, ao dialogar com o banco e atuar para garantir segurança e condições de trabalho adequadas aos colegas.
O Querência foi o último prédio da Caixa a retomar o funcionamento integral após a enchente. Em Eldorado, a agência afetada precisou fechar e segue operando em espaço provisório até a mudança para um novo endereço.
A secretária-geral do Sindicato, Sabrina Muniz, destacou a dedicação dos empregados no atendimento à população durante a calamidade climática. “Os empregados da Caixa foram fundamentais na reconstrução do estado. Desde o primeiro momento estavam prontos para atender quem mais precisava, como é tradição do banco. Temos orgulho da nossa missão social, de desempenhar um papel tão relevante para o país”, afirmou.
Carta entregue ao presidente
Sabrina entregou uma carta em nome do Sindicato ao presidente da Caixa, na qual a entidade cobra o fortalecimento do pilar “Pessoas”, um dos três que estruturam o planejamento estratégico do banco.
A entidade pede mais transparência para que as informações sobre mudanças promovidas pelo banco cheguem até os trabalhadores, que são afetados por elas, e também uma orientação forte e ações efetivas para reconstruir o clima organizacional.
“Pedimos que a Caixa cuide de quem cuida do povo brasileiro, pois são as pessoas que fazem o banco acontecer”, destacou a dirigente.

No que se refere à saúde, a carta cita o adoecimento em função de sobrecarga e falta de pessoal, e pede atenção especial à negociação do Saúde Caixa, com a retirada do teto de 6,5% e reajuste zero para os empregados, que já arcam com mais de 30% dos custos, acima do previsto em acordo.
Na conversa com a secretária-geral, Carlos Vieira demonstrou preocupação com a questão do Saúde Caixa e se disse empenhado em buscar soluções que garantam a sustentabilidade do plano e evitem aumentos nas mensalidades dos empregados durante a negociação.
Outros pontos levados ao presidente foram a instalação de uma Gerência de Filial de Gestão de Pessoas (Gipes) no RS e o debate em mesa sobre os temas que impactam diretamente os trabalhadores.
Projeto Caixa Cultural
Na ocasião, o superintendente de Rede da Caixa em Porto Alegre, Renato Scalabrin, anunciou a retomada do projeto Caixa Cultural no Centro Histórico da Capital. O espaço funcionará no prédio do antigo Cine Imperial, na Praça da Alfândega, fechado desde 2005.
As obras de restauração tiveram início em 2009, mas sofreram diversas interrupções. Retomadas em julho de 2023, foram novamente paralisadas com a enchente do ano passado. A previsão de inauguração dada pela Caixa é 20 de setembro de 2026, Dia do Gaúcho.
Homenagens e autoridades
Na cerimônia de reinauguração do Querência foi entregue o Pin de 50 anos de Caixa para Everton Araújo, delegado sindical do banco, que atua na agência Praça da Alfândega. Foram homenageados ainda avaliadores de penhor de Curitiba (PR), responsáveis pelo bunker para recuperação das joias atingidas na catástrofe.
Também participaram do evento o responsável pela área de Logística, Operações e Segurança da Caixa, Anderson Possa; o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo; o vice-governador Gabriel Souza; o secretário para Apoio à Reconstrução do RS, Maneco Hassen; e o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), João Batista Pinto Silveira.
Fonte: SindBancários Poa e Região