Evento será realizado no dia 22 de agosto, em São Paulo, para definir estratégias e encaminhamentos das negociações com o Banco.
Na próxima sexta-feira, dia 22 de agosto, será realizado no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo, o Encontro Nacional dos Funcionários do Banco Santander, promovido pela Comissão de Organização dos Empregados (COE) do banco. O evento reunirá dirigentes sindicais e representantes da base de diversas regiões do país para discutir a conjuntura econômica, os desafios do sistema financeiro, as negociações da Campanha Nacional e a construção de um plano de luta unificado.
O diretor do SindBancários e representante dos trabalhadores do RS na COE Santander, Luiz Cassemiro, ressaltou que o encontro será um espaço importante para debater a contradição entre os altos lucros do banco e a dura realidade enfrentada pelos trabalhadores. "Enquanto a instituição anuncia resultados bilionários, o que se observa é o fechamento de agências, contratações fraudulentas, metas abusivas que levam ao adoecimento e um processo contínuo de demissões", denunciou.
Ele pontuou que a atividade será um momento fundamental de troca de experiências e de construção de estratégias para o enfrentamento desse modelo de gestão, que prioriza apenas os acionistas e desrespeita quem sustenta os lucros do banco no dia a dia. "A mobilização e a unidade da categoria serão determinantes para garantir emprego, saúde e condições dignas de trabalho", salientou Cassemiro.
Para a coordenadora da COE Santander, Wanessa de Queiróz Paixão, o encontro será decisivo para preparar a categoria para os próximos passos. “O Encontro Nacional é um momento estratégico para alinharmos as demandas dos trabalhadores, analisarmos o cenário em que estamos inseridos e definirmos ações concretas que fortaleçam nossa mobilização e assegurem avanços nas negociações com o Santander”, disse.
A secretária de Relações Internacionais da Contraf-CUT e funcionária do Santander, Rita Berlofa, destacou a importância de conectar as lutas no Brasil com o contexto internacional. “O Santander é um banco global e suas políticas têm impacto direto em trabalhadores de diversos países. É fundamental que estejamos articulados internacionalmente, trocando informações e estratégias com colegas de outras regiões para enfrentar práticas nocivas e pressionar por melhores condições de trabalho. Essa unidade fortalece nossa luta e amplia nossas conquistas”, afirmou.
Programação
21 de agosto de 2025
14h às 20h – Credenciamento
15h – Início do check-in no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi
22 de agosto de 2025
9h30 – Abertura
10h15 às 11h30 – Mesa de Análise Econômica e Dados do Banco Santander
12h às 13h – Intervalo para almoço
13h às 14h30 – Mesa de Análise de Conjuntura do Sistema Financeiro Nacional e Perspectivas
15h – Campanha Nacional Santander e Desdobramentos
16h – Plano de luta
17h – Encaminhamento e encerramento das propostas
Fonte: Contraf-CUT, com edição da Fetrafi-RS