Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#ITAÚ | 08/07/2025
Trabalhadores do Itaú protestam em Dia Nacional de Luta contra ataques aos direitos

Mobilização em todo o País denuncia fechamento de agências, demissões em massa e metas abusivas.

Nesta quarta-feira (08/07), bancários do Itaú realizaram um Dia Nacional de Luta para denunciar os sucessivos ataques aos seus direitos. Sindicatos de todo o estado do RS se somaram ao chamado do movimento sindical, exigindo o fim do desmonte imposto pelo Banco, que lucra bilhões às custas da sobrecarga e do adoecimento dos trabalhadores.

A mobilização foi um grito de alerta contra o fechamento de agências, demissões em massa, precarização das condições de trabalho, metas abusivas e assédio moral. Mesmo com lucros estratosféricos – mais de R$ 11 bilhões só no primeiro trimestre de 2025 – o Itaú vem reduzindo postos de trabalho e sobrecarregando quem fica. O resultado é o adoecimento generalizado da categoria e filas intermináveis para os clientes.

Sindicato denuncia: metas abusivas adoecem

Dirigentes sindicais visitaram agências em Porto Alegre, Região Metropolitana e interior para dialogar com os colegas, distribuir materiais informativos e reafirmar o compromisso de apoiar os trabalhadores que sofrem com o desrespeito do Itaú.

Eduardo Munhoz, representante do RS na Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, foi enfático. "O Banco fecha agências, demite empregados e aumenta metas que adoecem. O Itaú até admite que há adoecimento mental, mas alega que por fatores múltiplos, como família e outras questões. Sabemos a verdade: com o lucro que tem, o Banco poderia oferecer condições de trabalho dignas, mas não quer. Por isso lutamos", afirmou.

Sandro Rodrigues, diretor do SindBancários Porto Alegre e Região e trabalhador do Itaú, relatou o impacto devastador da política do Banco. "Muitos colegas nos procuram para pedir apoio para afastamentos. São vítimas das metas absurdas e da sobrecarga de trabalho. Na Capital, já tivemos 11 agências no Centro; agora são só duas para atender toda a população. É desumano", pontuou.

Augusto Borges, diretor do SindBancários Porto Alegre e Região e conselheiro fiscal da Fundação Itaú, destacou a lógica perversa do Banco. "O Itaú quer acabar com o atendimento presencial, empurrar tudo para o digital, ignorando a demanda real dos clientes. O Banco segue a mesma lógica do Santander e do Bradesco: terceirização, precarização e desrespeito aos trabalhadores", denunciou.

Rodrigo Rodrigues, também diretor do SindBancários Poa, alertou para os planos imediatos do Banco. "O Itaú projeta fechar mais 55 agências até agosto. Para eles, o trabalhador é custo, sendo que o bancário é quem multiplica o lucro do banco. Mas quanto mais o banco lucra, menos saúde, qualidade de vida e respeito os trabalhadores têm. Chega! É hora de unir forças para barrar esse desmonte", defendeu.

Números escancaram desrespeito

A realidade alarmante do Itaú:

- 222 agências fechadas em 12 meses;
- 1,4 milhão de clientes a menos;
- Superlotação nas agências restantes;
- Explosão de afastamentos por doenças psíquicas;
- Metas abusivas e realocações fraudulentas.

O Dia Nacional de Luta foi um recado claro à direção do Itaú: basta de destruir empregos e adoecer trabalhadores! O movimento sindical exige:

- Fim das metas abusivas e das demissões em massa;
- Mais contratações para garantir atendimento digno;
- Reabertura de agências essenciais;
- Segurança, saúde e respeito para quem constrói o lucro bilionário do banco todos os dias.

Esta luta é de todos. É hora de dar um basta ao desmonte promovido pelo Itaú!

Leia também >> Trabalhadores do Itaú realizam protestos em várias cidades contra demissões e precarização do emprego

 

   

Novo Hamburgo                                                                                                              Erechim

                                                                                                  


Fonte: SindBancários Poa e Região, com edição da Fetrafi-RS

OUTRAS MATÉRIAS
#BANRISUL | 30/10/2025
COE cobra que renovação do PPR Banrisul não resulte em redução de participações
Estudo do Dieese aponta diferenças na expectativa de ganhos para os cargos envolvidos na reestruturação. Base será ouvida antes da próxima Mesa. 
Sistema diretivo Fetrafi-RS | 30/10/2025
Fetrafi-RS realiza reunião do Sistema Diretivo em Caxias do Sul e celebra os 90 anos do Sindicato local
Encontro debateu a conjuntura política e econômica e os desafios enfrentados pela categoria bancária diante das transformações no sistema financeiro.
Caixa | 30/10/2025
Há 40 anos, greve das 6 horas da Caixa marcou a luta dos bancários por dignidade e direitos
Quatro décadas de luta, resistência e conquistas que transformaram a vida dos bancários da Caixa Econômica Federal