Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#SANTANDER | 29/05/2025
COE Santander discute políticas de diversidade em nova rodada de negociação com o banco

Na segunda reunião sobre o tema, banco apresentou dados do censo interno, anunciou acesso a curso e materiais de prevenção a assédios e detalhou ações voltadas ao bem-estar dos trabalhadores.

A Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander se reuniu novamente com a direção do banco na manhã desta quinta-feira (29/05) para dar continuidade às discussões sobre as políticas de diversidade da instituição. O encontro deu sequência à primeira reunião, realizada em 2 de abril, quando o banco apresentou algumas das iniciativas adotadas em 2024 para promover a diversidade e a inclusão no ambiente de trabalho.

Durante a reunião desta quinta-feira, o Santander trouxe respostas a questionamentos feitos pela COE na ocasião anterior e apresentou os resultados do censo realizado com seus trabalhadores. Segundo os dados divulgados, 51% do quadro de funcionários respondeu ao censo, o que representa cerca de 26 mil trabalhadores.

O banco também apresentou aos representantes dos trabalhadores o programa “Seu Jeito”, voltado aos cuidados com a saúde e o bem-estar dos funcionários. A iniciativa integra um conjunto de ações do Santander que visam a construção de um ambiente mais acolhedor, saudável e inclusivo para todos os seus funcionários.

Além disso, se comprometeu a disponibilizar aos dirigentes sindicais o acesso ao curso e aos materias de combate aos assedios moral e sexual e à discriminação, e às cartilha de inclusão/acessibilidade e a nova cartilha de tecnologia assistiva. Também foi informado que o Santander está implementando um novo protocolo de prevenção e enfrentamento ao assédio e à discriminação.

A coordenadora da COE Santander, Wanessa de Queiroz, destacou a importância da divulgação do censo como instrumento de fortalecimento das pautas de diversidade e inclusão dentro do banco. "Reivindicamos que o banco divulgue amplamente o censo realizado internamente, não apenas para os funcionários da ativa, mas também para os demais trabalhadores do conglomerado. Essa transparência é fundamental para que possamos dialogar com base em dados e reforçar a importância de uma política efetiva de diversidade. É a partir dessas informações que conseguimos cobrar ações concretas voltadas ao empoderamento das mulheres, especialmente das mulheres negras, dos homens negros e das pessoas com deficiência. Esses grupos precisam ter garantido o direito de continuar ascendendo e participando ativamente da organização como um todo, em especial nos cargos de liderança. Ao final da reunião, o banco se comprometeu a disponibilizar aos dirigentes sindicais o acesso ao curso de prevenção aos assédios morais e sexuais, bem como aos materiais de combate ao assédio e à discriminação, o que consideramos um avanço importante".


Fonte: Contraf-CUT
 

OUTRAS MATÉRIAS
#ECONOMIA | 31/10/2025
Brasil bate novo recorde de carteira assinada, no rendimento real e na queda de desemprego
Junto à menor taxa de desemprego já registrada desde 2012, país apresenta índices positivos no mercado de trabalho: ‘reflexos de investimentos públicos e sociais planejados, que aquecem a economia e melhoram a qualidade de vida de famílias’
#MOVIMENTOSINDICAL | 31/10/2025
Centrais sindicais se reúnem com ministro Boulos para debater pautas da classe trabalhadora
Participaram do encontro a vice-presidenta da CUT, Juvandia Moreira, e o presidente a Central, Sérgio Nobre.
#BANRISUL | 31/10/2025
ATENÇÃO BANRISULENSE: NÃO FIQUE DE FORA DO DEBATE!
Participe do encontro virtual para debater PPR