Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#BANCODOBRASIL | 10/01/2025
Reestruturação do Banco do Brasil gera dúvidas e movimento sindical cobra transparência na comunicação

A primeira fase da reestruturação do Banco do Brasil, que iniciou na terça-feira (10/01), trouxe uma série de dúvidas e questionamentos e deixou alguns colegas apreensivos. Por conta disso, o SindBancários e a Fetrafi-RS, por meio da diretora Priscila Aguirres, que é representante do estado na Comissão de Empresa do BB, cobrou transparência e uma comunicação mais eficaz por parte do BB. 

Entre os questionamentos feitos pelos colegas, três são mais frequentes e vamos elucidá-los:

1. Redução da dotação das agências do interior

O Banco havia apresentado tanto no lançamento do programa Inova quanto à Comissão de Empresa que haveria um programa de SAC-R municipal e um SAC-R nacional. Evidentemente que o SAC-R municipal não resolve a questão do interior onde tem uma agência por município ou uma agência para outros municípios do entorno. Então, a resposta do Banco é que as pessoas que tiverem excesso e não houver vaga na sua região, permanecerão como excesso. "Cobramos do Banco que seja formalizada essa informação para dar o mínimo de tranquilidade para os funcionários", destaca Priscila. "A comunicação do Banco está muito conturbada. Foi deflagrada essa nova fase de reestruturação, sem os dados de início. As pessoas só tinham a redução da dotação, mas não tinham o mapa de vagas. Depois ele saiu, mas não está de acordo com o que foi negociado, porque as vagas não foram abertas."

2. Vagas de assistente dos caixas que ainda não foram criadas

Dentro do cronograma do Banco, tem a data de 31/01 para as pessoas fazerem a inscrição para concorrência das vagas de assistente, mas isso não quer dizer que não existe gratificação ou continuidade do pagamento da gratificação que havia. "Nós temos uma liminar vigente, sim, então esse é o prazo para concorrências, não quer dizer que as pessoas não vão mais receber a gratificação de caixas que já vêm recebendo", frisa a diretora do SindBancários. O sindicato vem cobrando do Banco uma explicação de por que as vagas não terem sido abertas ainda e se vai haver novas etapas. 

3. Caixas que não receberam a confirmação da incorporação, mas que têm 10 anos de função com substituição

Nesta sexta-feira (10), alguns caixas receberam e-mail confirmando que o Banco está incorporando a sua gratificação de caixa ao salário porque tinham 10 anos de função até 2017. Isso gerou dúvidas nos colegas que têm o mesmo tempo no mesmo período, mas em substituições em outros formato que não simplesmente o período contínuo. "A gente já está conversando com o Banco pra saber qual foi o critério utilizado e se há um estudo para que essas pessoas também sejam abarcadas, porque elas também fazem jus à incorporação", afirma Priscila. O Sindicato aguarda retorno do BB na próxima semana. 

O SindBancários solicita aos colegas que estão nessa situação, que sabem que têm 10 anos de função - porque calcularam nas suas fichas funcionais -, e que não foram reconhecidos pelo Banco, que procurem o Sindicato para que possa ser montada uma estratégia de abordagem, seja em reuniões com o BB ou uma possível judicialização.

Assista >> https://www.instagram.com/reel/DEqWNj3OO-J/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==


Fonte: SindBancários Poa e Região

 

OUTRAS MATÉRIAS
Bradesco | 15/07/2025
Encontro Estadual do Bradesco define estratégias de luta contra fechamento de agências
Bancários propuseram ações orquestradas nacionalmente, com atos públicos, corpo a corpo nas agências e mobilização intensa nas redes sociais.
Banco do Brasil | 15/07/2025
Funcionários do BB rejeitam proposta que aumenta contribuição à Cassi e impacta orçamento das famílias
Em nova rodada de negociação nesta sexta (11), Banco apresentou proposta com aumento nas contribuições dos associados, mas representantes dos trabalhadores destacaram os impactos financeiros e exigiram alternativas
Mulher | 15/07/2025
Conferência Livre de Mulheres no Ramo Financeiro acontece nesta quinta-feira (17); ainda é possível inscrever-se
"Luta pela igualdade salarial" é o tema do encontro que acontecerá na sede da Contraf-CUT, mas que também poderá ser acompanhado no formato digital