Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Banrisul | 31/10/2024
COE indica rejeição da proposta de PPR do Banrisul

Em uma plenária virtual com a sala lotada, na noite desta terça-feira (29/10), banrisulenses de todo o Brasil debateram a proposta de PPR apresentada pelo Banrisul, que segundo avaliação da Comissão de Organização de Empregados (COE) é INACEITÁVEL.

Membros da COE explicaram, nos mínimos detalhes, porque os bancários e as bancárias do Banrisul devem dizer NÃO para a proposta e se mobilizarem na sequência para que o Banco volte à Mesa para negociar. Em linhas gerais, o Banrisul está impondo um novo modelo de PPR que prevê a redução, em mais de 30%, do montante do lucro a ser dividido entre os trabalhadores, caso o lucro se mantenha no mesmo patamar de 2023. Além disso, traz melhorias somente para alguns cargos, deixando a base da pirâmide em prejuízo.

Depois de vários dias discutindo PPR e com nova reunião agendada para o 29 de outubro, no dia 25 o Banrisul avisou por email que estava se retirando da Mesa de Negociação, porque já havia avançado na proposta tudo que podia. No entanto, importante registrar que a última versão apresentada pelo Banco sinaliza uma alteração sutil nos valores a serem distribuídos, mantendo aumento do target para os altos cargos, o que fere o princípio da isonomia defendido pelo Movimento Sindical.

Durante a plenária, foi apresentado um SIMULADOR, elaborado pela assessoria do Dieese, através do qual cada trabalhador pode estimar o que receberia de PPR em 2025 (exercício 2024), de acordo com a proposta do Banrisul.

Ao final, a COE reforçou a orientação de que os banrisulenses devem rejeitar a proposta do Banco, por ser insuficiente e desrespeitosa para com a categoria. Após as assembleias, os bancários entram em estado de mobilização total.

Jornalista/Fonte

Assessoria de Comunicação da Fetrafi-RS

OUTRAS MATÉRIAS
Campanha Nacional | 03/08/2026
Diretoria da Fetrafi-RS delibera sobre pautas da Federação e acompanha negociações da Campanha Nacional 2026
A diretoria da Federação dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi-RS) reuniu-se em Porto Alegre nesta terça-feira, 28.
Campanha Nacional | 03/08/2026
Campanha Nacional: movimento sindical cobra aumento real, diante do alto nível de lucratividade dos bancos
Comando exige valorização nos salários, PLR, VA/VR, no piso da categoria e que Fenaban traga propostas às reivindicações na próxima rodada
Banco do Brasil | 03/08/2026
CEBB cobra valorização da carreira, melhorias nas funções e melhores condições de trabalho em negociação com o Banco do Brasil
Representação dos trabalhadores defende aperfeiçoamento do Plano de Carreira e Remuneração, revisão do Plano de Funções e medidas para reduzir a sobrecarga na rede de atendimento