Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#CAIXA | 14/04/2024
SindBancários Poa reúne-se com presidente da Caixa e entrega ofício com reivindicações

Na última sexta-feira (12/04), o diretor financeiro do SindBancários, Tiago Vasconcelos e a diretora da Fetrafi-RS, Sabrina Muniz reuniram-se com o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes, no Edifício Querência, em Porto Alegre.

A transferência das atividades de loterias para empresas subsidiárias foi um ponto debatido na reunião, considerando o impacto dessa decisão na Caixa - e para além da empresa, pois afeta também a sociedade e a população beneficiária das políticas sociais que recebem recursos da arrecadação dos jogos. O SindBancários entende que a Caixa tem o dever social e a responsabilidade de dar a devida transparência sobre as intenções com relação ao futuro das loterias e abrir o debate franco e amplo com a sociedade. 

Na ocasião, foram colocadas ainda as preocupações do movimento sindical com relação a temas que precisam avançar na mesa de negociação entre a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) e a Caixa. Sabrina Muniz, representante do Rio Grande do Sul na mesa de negociação da Caixa, aproveitou a oportunidade para levantar a necessidade de manter uma agenda que desenvolva pontos e assuntos que precisam de atenção especial por parte da alta gestão do banco. 

“Nós tivemos apenas duas mesas em 2024 e a única questão que progrediu foi com relação à promoção por mérito, que a Caixa vai realizar a distribuição de um delta linear neste mês de abril. Porém, já estamos quase na metade do ano e ainda não começamos a discutir os critérios dessa mesma promoção por mérito em 2024. Então, é preciso que tenhamos a retomada do GT da promoção por mérito e ter um calendário de mesas para tratar sobre os diversos temas que temos pendentes e que também estão elencados no documento que entregamos à presidência da Caixa. Esperamos que o banco tenha uma postura de valorizar a mesa e intensificar o diálogo para que seja mais efetivo e possamos obter avanços nos temas que estão pendentes, além de discutir questões que acontecem e não são levadas na mesa de negociação”, pontua Sabrina.

No documento entregue ao presidente, foi solicitado também que a Caixa tenha maior transparência e diálogo com a representação dos empregados e retome os GTs temáticos, e implemente os itens negociados sobre o Saúde Caixa, além de rever a sobrecarga de trabalho, os problemas nos sistemas e nas condições de trabalho e a falta de pessoal. "Temos muitas outras questões pendentes, como a participação da representação dos empregados no GT do equacionamento da Funcef, sobre o recolhimento das funções com as saídas do PDV, a pesquisa com relação aos cargos e salários e outras questões que a Caixa não aborda com a gente em mesa", salientou Sabrina.

Também foram levantados na reunião os temas relacionados à reestruturação que está em curso sem debate com a representação dos empregados, o Minha Trajetória implementado de forma diferente da apresentada em mesa, o fim da atividade minuto e volta das designações efetivas de Caixas, Tesoureiros e Avaliadores de Penhor, a prioridade no trabalho remoto para colegas PCDs e pais de PCDs ou crianças menores de 6 anos, a redução de jornada para pais de PCDs, a necessidade de estruturar os pontos de atendimento da Caixa social, entre outros. 

O diretor do SindBancários, Tiago Vasconcellos, citou a sobrecarga de trabalho e o sofrimento dos colegas de atendimento à população nas agências, com grande demanda social. O presidente da Caixa reconheceu a demanda e a necessidade de estruturar os pontos de atendimento.

Ao final da reunião, também foi entregue ao presidente um arquivo com o documentário,  produzido pelo SindBancários de Porto Alegre e região contando a história do funcionário da Caixa Econômica Federal, João Carlos Munhoz Terres, demitido logo após o golpe civil-militar de 1964, por questões políticas e que sofre até hoje as consequências deste fato.

Também estiveram presentes na reunião o superintendente nacional, Marcelo Zardo Brettas, o superintendente regional da Caixa, Renato Scalabrin, a representante da Agecef Marla Gass e a vice-presidente da APCEF, Naiara Machado.

Confira aqui o ofício

 

Fonte: SindBancários Poa e Região

OUTRAS MATÉRIAS
Tragédia no RS | 03/05/2024
Santa Rosa está entre as 10 cidades do planeta com maior volume de chuva dos últimos dias
Outras 7 cidades gaúchas também aparecem no ranking do portal espanhol Ogimet
Santander | 03/05/2024
Santander aprofunda fraude na contratação ao migrar crédito consignado para a SX Tools
Com a mudança, os trabalhadores não serão mais abrangidos pela CCT dos bancários
Caixa Econômica Federal | 03/05/2024
Saúde Caixa: banco apresenta dados insuficientes para análise
Representação das empregadas e empregados da Caixa cobra agilidade na implantação das Gipes, Repes e comitês de credenciamento e descredenciamento, além de valorização do GT como espaço de solução dos problemas do plano