Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#NOVOPCFS | 06/12/2023
Banrisul estuda proposta do movimento sindical de cancelamento do novo PCFs

Em reunião na manhã desta quarta-feira (06/12), na sede do SindBancários Porto Alegre e Região, negociadores do Banrisul, após ouvirem a proposta do Comando Nacional dos Banrisulenses, se comprometeram a levar a demanda para a direção do Banco e dar um retorno até sexta-feira (08/12).

O Comando pediu:

1. Revogação das novas resoluções do Regulamento de Pessoal;
2. Unificação dos quadros novo e antigo (isonomia);
3. Revogação da migração;
4. Restauração dos padrões de comissionamento.

De acordo com informações do banco, cerca de 1.500 migraram para o novo plano e há mais outros 1.000 que já foram contratados dentro das novas regras. O Comando defende que todos sejam colocados dentro do atual plano, até que seja discutido, em conjunto com o movimento sindical, um novo PCFs."O modelo atual não é o ideal, mas o proposto pelo banco é muito pior, porque não contempla os anseios de crescimento na carreira e não resguarda os direitos conquistados. Precisamos urgentemente revogar o que está posto e construir uma proposta em conjunto, que atenda bancários(as) e a necessidade de crescimento do banco", ressaltou a diretora da Fetrafi-RS, Raquel Gil de Oliveira.

O presidente do SindBancários Poa e Região, Luciano Fetzner, destacou a confusão que o novo regulamento de pessoal vem gerando. "Quando falamos de suspensão do Plano, estamos falando na prática da revogação do novo quadro. Temos que eliminar as diferenças que se desdobraram a partir da migração para o novo plano e começar do zero", defendeu. 

Ana Furquim, diretora da Fetrafi-RS, reafirmou na mesa que o movimento sindical quer construir um novo plano junto com o Banrisul, mas não aceita o que foi proposto pelo banco, que "tem causado, inclusive, divisão entre os colegas dentro das agências".

Vale lembrar que, em meados de novembro, o banco prorrogou o prazo para migração por mais 180 dias, devido ao impasse criado com o movimento sindical. Isso porque o novo PCFs foi construído de forma unilateral pela direção do Banrisul, sem a participação dos trabalhadores, e traz uma série de armadilhas nocivas para a carreira dos(as) empregados(as).


Maricélia Pinheiro/Verdeperto Comunicação

OUTRAS MATÉRIAS
Campanha Nacional | 05/06/2026
Conferência Estadual dos Bancários define prioridades e encaminha propostas para a Campanha Nacional 2026
Evento ocorreu neste domingo, em Porto Alegre, e contou com cerca de 300 pessoas de todo o estado
Banco do Brasil | 05/06/2026
Nova direção da Cassi toma posse e assume compromisso com a defesa dos associados
Luciana Bagno assume Diretoria de Saúde, Rede de Atendimento e Risco Populacional; representantes eleitos reforçam compromisso com uma gestão participativa e sustentável
Santander | 05/06/2026
COE denuncia demissões em massa no Santander e cobra suspensão imediata
Representação dos trabalhadores afirma que banco negou, em reunião realizada em maio, qualquer processo de extinção do cargo de Especialista de Atendimento; agora, relatos de desligamentos se multiplicam em todo o país