O Banrisul registrou lucro líquido de R$ 439,6 milhões no primeiro semestre de 2023, ficando 12,1% acima do resultado do mesmo período de 2022. O número reflete a elevação da margem financeira, além do crescimento na carteira de crédito e o aumento das receitas de prestação de serviços e tarifas bancárias.
Na quarta-feira (16/08), o advogado Fernando Lemos assumiu a presidência do Banrisul. Ele já é conhecido dos funcionários, tendo presidido o banco por sete anos, entre 2003 e 2010, quando o Banrisul foi eleito o melhor banco público do país.
Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, ele garantiu que o Banrisul continuará público, forte e saudável em sua gestão. Lemos também afirmou que a ideia é retomar a relação com pequenos e médios comércios para melhorar os resultados do banco.
Expectativas
O movimento sindical enxerga o nome de Lemos como uma sinalização de abertura do diálogo e fortalecimento do banco público.
“Esperamos que a nova gestão trabalhe em sintonia com as necessidades e a opinião da maioria dos gaúchos e gaúchas, pelo fortalecimento do papel social do Banrisul público e pela excelência na relação com seus clientes e empregados”, afirmou o presidente do SindBancários Porto Alegre e Região, Luciano Fetzner.
Ofício
Com o resultado do lucro semestral do banco, houve uma mudança no guidence, que antes era de 11% a 15%, foi reajustado para 9% a 13%. Diante disso, na sexta-feira (18/08), Fetrafi-RS e SindBáncários protocolaram um ofício endereçado ao novo presidente do Banrisul, solicitando que a meta do ROAE, que estava estabelecida em 14%, seja reajustada para 12%, mudando a expectativa de gatilho para startar a PPR. "Assim, ficaria em 9%, o gatilho para pagamento da PPR", explica Raquel de Oliveira Gil, diretora da Fetrafi-RS.