Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Bancos privados | 10/06/2022
Bancários do Itaú aprovaram pauta de reivindicações ao banco

O Encontro Nacional dos Funcionários do Itaú reuniu, nesta quinta-feira (9), bancários de todo o país para aprovar a pauta de reivindicações que serão levadas para o Banco na Campanha Nacional deste ano. O encontro foi realizado em formato híbrido, parte dos delegados participaram presencialmente, parte por videoconferência, em decorrência da pandemia gerada pelo novo coronavírus.

“Construímos uma pauta que dialogue com os anseios dos trabalhadores após ser debatidas por sindicatos e federações de bancários do Itaú de todo o país. Agora vamos juntar com as contribuições dos trabalhadores de outros bancos e das conferências estaduais e regionais para definirmos a pauta de toda a categoria”, disse o coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Itaú, Jair Alves. "Na atual conjuntura, é muito importante trocar o governo para que possamos ter uma correlação de  forças mais favorável para avançar nessas pautas", ressaltou o representante da Fetrafi-RS na COE Itaú, Eduardo Munhoz.

Entre as propostas apresentadas pelos funcionários do Itaú-Unibanco está a modificação da nomenclatura e principalmente novas atribuições à função de CAIXA, que passa a ser ASSISTENTE DE NEGÓCIOS e assume um status bem superior com novas atribuições, necessidade de certificação para exercer suas novas atribuições. Assim, torna-se evidente a necessária e justa gratificação dessa nova responsabilidade, sem esquecer que na eventualidade de exercer também a função de caixa, ele(a) deve receber o que está previsto na CCT para tal atividade. Conforme passe a exercer a nova função, o(a) trabalhador(a) passa a receber o adicional de gratificação de função, observando  o percentual estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho em sua cláusula 11ª.

Remuneração

O grupo de trabalho Remuneração incluiu na pauta de reivindicações algumas sugestões sobre a contratação do GERA: metas alcançáveis, não à mudança das regras constantes, metas de acordo com a realidade de cada agência, aumento da pontuação mínima em caso de fechamento da agência ou afastamento por Covid, e não à cobrança de metas nas férias. Além disso, o grupo propôs o debate de todos os programas de remuneração variável do Banco e plano de cargos e salários.

Segurança bancária

A mesa sobre segurança bancária discutiu a proteção aos trabalhadores e clientes das agências de negócios; reforço da segurança com vigilantes armados e biombos; abertura remota de agência; cofre inteligente; abstenção de revista de bancário; acionamento da Brigada Militar, entre outros assuntos.

Diversidade

O GT Diversidade apresentou os dados da pesquisa do SindBancários sobre o tema e alguns encaminhamentos: promover o respeito à diversidade e à cultura de paz; combater a discriminação e a intolerância religiosa e política; defender a igualdade salarial, a acessibilidade para PCDs; respeitar o nome social e a identidade de gênero de travestis e transsexuais; entre outras propostas. Deve ser criado um coletivo de funcionários para tratar do assunto.



Com informações da Contraf-CUT

OUTRAS MATÉRIAS
Eleições SEEB | 29/04/2024
Edital convoca Assembleia para definir as próximas eleições do SEEB
Reunião acontece no dia 13 de maio e terá na pauta a abertura do processo para eleição da nova diretoria do sindicato
Banco do Brasil | 29/04/2024
BB: trabalhadores exigem fim das distorções que prejudicam encarreiramento e remuneração
Movimento sindical cobrou redução de metas e respostas às distorções causadas pelo Performa, que prejudicou remunerações e resultou em acúmulo de funções
Caixa Econômica Federal | 29/04/2024
Eleições Funcef: Contraf-CUT apoia Fernanda e Érico ao Conselho Fiscal
Disputa entra no segundo turno, entre os dias 27 e 30; Contraf-CUT orienta voto no número 23, para defesa dos interesses dos associados do fundo de pensão