Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Banrisul | 06/01/2021
Reunião encaminha acordo sobre teletrabalho

Pouco mais de três meses após o início das negociações, a representação dos Banrisulenses e representantes da diretoria do Banrisul encaminham, nesta terça-feira, 5/1, a proposta de Acordo Coletivo Específico de Teletrabalho, que será apreciada pelos empregados em assembleias gerais.
A redação final será fechada em reunião, por videoconferência, agendada para a próxima terça, 12/1.

Vantagens conquistadas na mesa
A proposta tem avanços com relação ao acordo geral emergencial de teletrabalho firmado com a Fenaban, e também com os acordos de bancos privados e públicos fechados no ano passado.
Entre as vantagens estão o fechamento de acordo por dois anos, com reajuste da ajuda de custo pela variação do INPC acumulado em 12 meses.
Temas relacionados à saúde e à diversidade também foram contemplados. As Pessoas Com Deficiência (PCD) terão prioridade, serão ouvidas, mas não haverá imposição para assumirem regime de teletrabalho, se não for a sua vontade.
Da mesma forma, as mães, casais homoafetivos e pais viúvos, ou que tenham guarda exclusiva de filhos com menos de 6 anos, terão preferência para reivindicar o regime de teletrabalho em caso de necessidade.
A proposta de acordo inclui claramente a responsabilidade solidária do Banco pela saúde dos Banrisulenses, diferentemente de acordos firmados com outras instituições financeiras.
O Banrisul também se encarregará do fornecimento de equipamentos com normas de ergonomia adequadas, e terá o compromisso de verificar se os bancários não estão expostos a condições de trabalho que afetem a sua saúde. Neste aspecto, o banco já havia anunciado que fornecerá cadeiras e equipamentos eletrônicos para quem estiver em home office.

Pagamento da ajuda de custo
Outro ganho foi a concordância do Banco em pagar retroativamente a ajuda de custo relativa aos meses de novembro e dezembro, bem como antecipar para este mês de janeiro o acumulado do auxílio no primeiro semestre.
O valor será de R$ 80 mensais, a exemplo de outros bancos públicos e privados que já fecharam acordos de teletrabalho.

Quem decide são os Banrisulenses
Assim que for fechada a redação final do acordo, a Fetrafi e os sindicatos farão ampla divulgação da proposta, para que os Banrisulenses não tenham dúvida na hora de decidir.

O problema dos caixas
Mais uma vez, os dirigentes relataram denúncias sobre desrespeito à cláusula 39 do Acordo Coletivo Específico do Banrisul 2020-2022, que garante aos caixas que estão sendo descadastrados o direito a nove meses de gratificação de caixa e de participar de cursos de requalificação oferecidos no projeto Horizontes do banco. Segundo relatos de vários sindicatos, porém, gestores estão pressionando e descadastrando caixas fixos para cadastrar caixas eventuais.
Os alvos principais destes descadastramentos ilegais seriam os caixas do grupo de risco e afastados, em especial aqueles com perfil para entrar no Plano de Demissão Voluntária (PDV), mas que não optaram pelo deslligamento.
Os representantes do banco garantiram que os gestores estão impedidos de descadastrar caixas fixos para utilizá-los como caixas eventuais, ou seja, cumprir o que está no acordo coletivo.
O Banco também assumiu o compromisso de apresentar um levantamento do perfil das agências, levando em consideração fatores como tamanho e volume de autenticações, para definir o número de caixas a serem cadastrados ou descadastrados, prerrogativa que passou a ser exclusiva da Superintendência de RH – e não mais dos gerentes de agência.

Como representantes dos Banrisulenses, participaram da reunião: Denise Falkenberg Corrêa (diretora da Fetrafi-RS), Luciano Fetzner (presidente do SindBancários), Cleberson Pacheco Einchholz (presidente do Sintrafi de Florianópolis), Ana Maria Betim Furquim (diretora da Fetrafi-RS), Fábio Soares Alves (diretora da Fetrafi-RS) e Mariluz Carvalho (SEEB Santa Cruz do Sul). E os assessores jurídicos Milton Fagundes, Antonio Vicente Martins e João Rosito.
Como representantes do Banrisul, participaram da reunião: Fernando Perez (Negociador), Gaspar Saikoski (Superintendente de RH), Paulo Henrique Pinto da Silva, Raí Mello e Douglas Bernhard (Jurídico).

Próxima reunião
Pauta da próxima reunião temática por videoconferência de terça-feira, 12/1, às 13h30, entre dirigentes e representantes do Banrisul:
- Conselho de Administração
- Grupo de risco
- Ponto eletrônico
- Teletrabalho
- Dimensionamento de caixas

Informações: Fetrafi-RS e Sindbancários

OUTRAS MATÉRIAS
#FORMAÇÃO | 18/04/2024
Enafor debate como evitar avanço do autoritarismo
Encontro teve a participação da presidenta da Contraf, Juvandia Moreira, além de dirigentes sindicais de todas as regiões do país.
#LOTERIAS | 18/04/2024
Contraf-CUT e Fenae entram com ação na Justiça para anular migração das loterias da Caixa para subsidiária
O banco público emitiu comunicado, nesta quarta-feira (17/04), informando que a transferência foi aprovada pelo seu Conselho de Administração.
Consulta Nacional | 18/04/2024
Diz aí bancário! O que você quer para a campanha deste ano?
Todas as bancárias e bancários, sindicalizados ou não, podem participar da Consulta Nacional e ajudar a construir a pauta de reivindicações da campanha nacional; data-base da categoria é 1º de setembro