Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Mesas de negociação | 04/12/2020
Comissão de Empregados faz cobranças à Caixa em primeira reunião da mesa permanente

A Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) se reuniu com a direção do banco nesta quinta-feira (3) para a primeira mesa permanente de negociação. Logo no início, a CEE protestou contra uma charge publicada no jornal A Tarde, da Bahia, que criticou os empregados da Caixa, cobrando um posicionamento do banco. Além disso, foram discutidos temas como teletrabalho, banco de horas, metas e contratações. 

De acordo com matéria publicada no site da Fenae, questionada pelos empregados sobre a reestruturação do banco, a direção da Caixa afirmou que o que está ocorrendo é um "movimento de mudança pela necessidade de reduzir custos além de reorganização interna". Não teria ficado claro, porém, se houve planejamento prévio e diálogo entre as vice-presidências (VPs).

“É necessário ampliar o debate sobre os cuidados que a Caixa precisa ter com os colegas. O que está havendo é uma falta de respeito com os empregados e suas trajetórias. A falta de informação está afetando a saúde dos colegas. Os trabalhadores estão ainda mais ansiosos sem saber o que irá acontecer, e não podemos esquecer que ainda estamos vivendo no meio a uma pandemia”, afirmou a coordenadora da Comissão Fabiana Uehara Proscholdt.

Em outro questionamento, a CEE destacou a aparente falta de estudos sobre a entrega dos prédios e mudanças das unidades. Segundo o banco, a diretriz é não trocar as pessoas de municípios. A Comissão pleiteou uma mesa específica para tratar do tema o mais breve possível. 

Teletrabalho

O debate sobre o teletrabalho entre os empregados e a direção da Caixa esbarrou no controle da jornada, pois o banco informou que não quer clausular o controle. A proposta apresentada pela Caixa foi de um modelo híbrido - parte presencial, parte em home office, definido de acordo com pesquisa realizada pelo banco.

Segundo a CEE, a falta do controle de jornada pode gerar problemas na saúde do trabalhador e até no pagamento das horas extras. "Precisamos pensar muito sobre o teletrabalho. Sabemos de muitos empregados que estão cansados devido a jornada extensiva e as metas abusivas. A ausência do ponto eletrônico é muito grave, pois a longo prazo isso pode agravar os problemas de saúde dos empregados. O colega tem que ter direito a desconexão", avaliou Fabiana Uehara Proscholdt.

A Comissão também cobrou da Caixa proposta de ressarcimento das despesas com energia elétrica e internet.

Banco de horas

A Caixa propôs que se abra a possibilidade dos empregados trabalharem duas horas a mais por dia em determinada semana para realizar a compensação de um dia completo, para assuntos de seu interesse, podendo prorrogar as licenças permitidas, após negociação com o gestor.

A CEE aponta que o momento atual, com pagamento do auxílio emergencial e abertura das agências aos sábados, com enorme sobrecarga de trabalho, dificulta a discussão do tema, mas que fará análise e construirá alternativas junto com as entidades e empregados.

Contratações

A CEE/Caixa já havia enviado um ofício cobrando a direção do banco para mais contratações, pois com o PDV e sem reposição, aumentará a sobrecarga para todos os trabalhadores.

A Caixa informou que não tem autorização da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST) para fazer mais contratações. Além disso, os representantes da direção do banco afirmaram que o perfil dos clientes tem mudado para um modelo mais autônomo e menos dependente das agências. Entretanto, até o momento não há a previsão do fechamento de unidades, algo que poderia recompor as equipes das unidades restantes.

Recolhimento das funções

A CEE questionou o recolhimento das funções de empregados que aderiram ao PDV. A Caixa respondeu que tal movimento já teria ocorrido em PDVs anteriores, e que as funções consideradas estratégicas não seriam recolhidas. Caixas, Tesoureiros, Assistentes e outras, não foram consideradas estratégicas pela empresa.

PQV

A Caixa apresentou o Programa de Incentivo às Práticas de Vendas (PQV). A Comissão destacou que o programa responsabiliza o empregado que trabalha para alcançar as metas abusivas impostas pela própria Caixa. Devido ao horário extenso da reunião, o assunto ficou pendente e ainda será debatido mais profundamente em uma próxima mesa de negociação.

Outras decisões:

- O trabalho remoto continua até o dia 30 de janeiro de 2021;

- a CEE reivindicou a renovação do acordo da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV), que vence em 31/12/2020. A Caixa respondeu que está alterando a minuta e irá submeter à Comissão, que solicitou agilidade no processo;

- houve cobrança ainda sobre a readequação das metas, pois os empregados estão já estafados;

- a CEE solicitou novamente a não abertura das agências aos sábados. Houve um compromisso em mesa de negociação por parte da Caixa de que iria negociar junto ao governo um calendário que não necessite do trabalho aos sábados;

- a Comissão pediu ainda um reforço nos protocolos contra o Covid-19 nas unidades;

- GT Promoção por Mérito: Questionada pela CEE, a Caixa respondeu que deve agendar uma data para a próxima semana;

- GT Saúde Caixa: A Caixa respondeu que houve uma reestruturação na área, e que deve agendar a reunião para os próximos dias.

OUTRAS MATÉRIAS
Caixa Econômica Federal | 28/03/2024
CEE questiona mudanças e solicita esclarecimentos da Caixa
Comissão reclama da falta de transparência em meio a mudanças impactantes na vida funcional dos empregados
Caixa Econômica Federal | 28/03/2024
Representações dos empregados da Caixa cobram avanços na mesa de negociação
A reunião acontece nesta quinta-feira (28), em formato on-line
Igualdade de Salários | 26/03/2024
‘Igualdade salarial é processo civilizatório’, afirma ministra em lançamento de relatório de transparência
Divulgação do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial marca mais um momento histórico na luta por igualdade salarial entre homens e mulheres no Brasil, avalia movimento sindical