Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Comunicação | 26/11/2020
Portal BancáriosRS é lançado em live com editor do The Intercept Brasil

A Fetrafi-RS lançou na manhã desta quinta-feira, 26 de novembro, o portal BancáriosRS, que vai reunir notícias diárias sobre as lutas do movimento sindical, negociações com os bancos e outros temas de abrangência estadual e nacional de interesse dos bancários e bancárias gaúchos. O evento de lançamento - que ocorreu simultaneamente no Zoom, Facebook e YouTube da Fetrafi-RS  – contou com a participação especial do editor executivo do The Intercept Brasil, Leandro Demori.

O site foi o responsável por desmascarar a imparcialidade da Lava Jato, o que gerou uma série de reportagens e um livro escrito pela jornalista Letícia Duarte. Demori contou um pouco sobre os bastidores das reportagens e os desafios que a equipe do Intercept teve durante a apuração, checagem das informações e a publicação das matérias.

O jornalista destacou as consequências das denúncias, como a queda da popularidade de Sérgio Moro e, posteriormente, sua saída do governo, além do afastamento de Deltan Dallagnol da operação Lava Jato. Demori também deu um depoimento sobre como lida com ataques e ameaças, especialmente nas redes sociais. “São centenas de ofensas, ameaças e agressões contra você e a sua família todos os dias. Infelizmente a gente vive em um momento do Brasil que é bastante danoso para a saúde mental”, lamentou.

Com relação aos ataques de haters, ele considera que a melhor atitude é ignorá-los. “Se você bloqueia, a pessoa passa a ter um segundo da sua atenção. Se você silencia, ela tem zero da sua atenção. E todo mundo sabe que o desprezo é um sentimento humano horrível. Então, é bom usá-lo contra pessoas desprezíveis.”

Imparcialidade

Demori não acredita na imparcialidade da imprensa. Segundo ele, toda a notícia tem um viés. “Em cada palavra que você escolhe, tem um viés. Mas isso é diferente de tomar uma posição política”, disse, respondendo a uma pergunta da audiência sobre editorial do jornal O Estado de S. Paulo, defendendo a candidatura de Bruno Covas nas eleições municipais de São Paulo.

“O Intercept nunca publicou editorial apoiando nenhum político na sua história e, enquanto eu estiver liderando a relação, não o fará. Mas o que nós fazemos é deixar claro a nossa posição. O Intercept apoia temas, questões sociais, valores. Nós somos ativistas dos direitos humanos, do acesso das pessoas à água, casa, salário digno, e quem não é (ativista disso) está fora do mundo”, enfatizou o jornalista.

Democracia

Para Demori, participar de eventos promovidos pelos sindicatos, como o lançamento do Portal BancáriosRS, está alinhado à defesa dos Direitos Humanos. “Eu já fiz várias dessas conversas com sindicatos e movimentos sociais, porque acho que eles são fundamentais para uma democracia”, defendeu. “Com o enfraquecimento dos sindicatos que aconteceu nos últimos anos, as coisas ficaram muito piores. É uma loucura acreditar que, no Brasil, o trabalhador vai conseguir negociar direto com o patrão, um olhando para cima e outro para baixo. E no Brasil se acreditou nisso a ponto de se enfraquecer os sindicatos e deixar muitos à beira da morte”, pontuou.

Portal BancáriosRS

Após a abertura do evento, o diretor de Comunicação da Fetrafi-RS, Juberlei Bacelo, apresentou o Portal BancáriosRS, pensado para unificar a comunicação da categoria e subsidiar, principalmente, os sindicatos que não possuem recursos para ter seu próprio site. “Ele é mais que um portal, é um guarda-chuva onde cada sindicato poderá ter o seu site”, explicou. “Os bancários podem esperar uma comunicação mais dinâmica, mais concentrada e com um potencial muito maior para que chegue, de fato, não só em toda a categoria bancária, mas no conjunto da sociedade”, frisou.

Bacelo reforçou o papel da Comunicação no fortalecimento dos sindicatos. “Esperamos que esse portal seja mais um instrumento da nossa resistência, nas disputas em que o sindicato tem papel fundamental, como nesta conjuntura em que os ataques aos direitos e a tentativa da precarização do mundo do trabalho são muito fortes.”

Participaram da live diretores da Fetrafi-RS e dirigentes de sindicatos da Capital e Interior do Rio Grande do Sul, além da equipe da Verdeperto Comunicação e da Alternativa Digital, que desenvolveu o portal e ficará a cargo da sua manutenção.

OUTRAS MATÉRIAS
Itaú | 25/04/2024
GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento
Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS
#ITAÚ | 24/04/2024
GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento
Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS.
Banco do Brasil | 24/04/2024
Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas
Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho