Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Cultura | 22/10/2021
Fetrafi-RS apoia mural artístico gigante no Centro de Porto Alegre

A Fetrafi-RS é uma das apoiadoras de um projeto de arte que vai embelezar a área central de Porto Alegre. Trata-se de um mural que será pintado na lateral do edifício do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), na avenida Borges de Medeiros.

O prédio de 19 andares vai receber uma bela ilustração das mãos dos muralistas renomados Mona Caron (Suíça) e Mauro Neri (São Paulo). A obra de arte terá 65 metros de altura e 15 metros de largura e será iniciada em novembro.

Segundo o diretor de Comunicação da Fetrafi-RS, Juberlei Bacelo, a Federação apoia o projeto “por compreender a importância de iniciativas artísticas-culturais e que dialoguem com a cidade, como essa, uma arte urbana que permite o embelezamento da nossa capital e reflexões contemporâneas.” 

Bacelo reforça que esse tipo de arte provoca a reflexão sobre o aproveitamento do espaço urbano, de como ele pode ir muito além do concreto. “A Fetrafi se orgulha de estar junto neste movimento”, completa.
A pintura vai destacar uma planta nativa da Região Sul, a Justicia gendarussa, conhecida como quebra-demanda, escolhida pelos artistas por ser considerada um vegetal de superação, resiliência e resistência, utilizado por religiões de matriz africana. 

Na imagem, a planta crescerá entre os braços de uma figura feminina, expressando uma ideia de balança ou de um gesto de cuidado. Com a obras, os artistas afirmam que "querem criar uma imagem que funcione como uma invocação, como um talismã para atrair, evocar, manifestar, explicitar mais justiça, mais cuidado entre todos os humanos e elevar a ideia de uma maior sensibilidade pela natureza".

Veja como ficará a obra:


OUTRAS MATÉRIAS
#ITAÚ | 24/04/2024
GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento
Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS.
Banco do Brasil | 24/04/2024
Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas
Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho
Teletrabalho | 24/04/2024
Contraf-CUT lança caderno sobre teletrabalho
Com destaque para direitos e conquistas da categoria bancária para o home office, caderno foi apresentado em mesa do 4º Seminário Jurídico Nacional