Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Direitos dos trabalhadores | 07/07/2021
Justiça do Trabalho mantém gratificação de caixas do Banco do Brasil

Mais uma vez, a Justiça do Trabalho deu ganho de causa à Fetrafi-RS contra o Banco do Brasil e manteve a gratificação da função de caixa. O BB havia buscado cassar a liminar obtida pela Federação que garante o direito.

"É mais uma batalha que ganhamos, dando mais tranquilidade às centenas de bancários e bancárias atingidos no Estado", afirma a diretora da Fetrafi-RS e funcionária do Banco do Brasil, Cristiana Garbinatto. 

O mesmo ocorreu com a ação nacional em que a Contraf-CUT garantiu o direito à gratificação de caixa para todo o país. O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região também indeferiu o provimento ao agravo apresentado pelo Banco do Brasil e manteve a decisão anterior favorável aos(as) trabalhadores(as).

“Manter a função de caixa e o pagamento da respectiva gratificação é o reconhecimento preliminar do Judiciário sobre a ilegalidade cometida pelo banco ao alterar o contrato de trabalho de forma lesiva e unilateral”, informou a assessora jurídica da Contraf-CUT, Renata Cabral, sócia do escritório Crivelli Advogados.

Entenda

No início de 2021, o Banco do Brasil anunciou uma nova reestruturação, com a previsão de fechamento de agências, redução de postos de trabalho e extinção da função de caixa, e, consequentemente, da gratificação paga aos escriturários que cumprem a função. A intenção do Banco era pagar valores proporcionais ao tempo que cada funcionário exercesse a função. Os escriturários, além de trabalhar no caixa teriam que cumprir, simultaneamente, outras funções.

A representação dos(as) trabalhadores(as) tentou negociar com o BB, mas, sem obter êxito, buscou a intermediação do Ministério Público do Trabalho. O Banco se manteve irredutível. Portanto, foi necessário recorrer à Justiça contra a decisão unilateral do Banco. 

Com informações da Contraf-CUT

OUTRAS MATÉRIAS
Caixa Econômica Federal | 28/03/2024
CEE questiona mudanças e solicita esclarecimentos da Caixa
Comissão reclama da falta de transparência em meio a mudanças impactantes na vida funcional dos empregados
Caixa Econômica Federal | 28/03/2024
Representações dos empregados da Caixa cobram avanços na mesa de negociação
A reunião acontece nesta quinta-feira (28), em formato on-line
Igualdade de Salários | 26/03/2024
‘Igualdade salarial é processo civilizatório’, afirma ministra em lançamento de relatório de transparência
Divulgação do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial marca mais um momento histórico na luta por igualdade salarial entre homens e mulheres no Brasil, avalia movimento sindical