Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

#8M | 15/03/2024
Bancárias participam da caminhada pelo fim do feminicídio e contra todas as violências

Bancárias de Porto Alegre juntaram-se à multidão que tomou as ruas do centro de Porto Alegre no final da tarde desta quinta-feira (14/03), para denunciar o absurdo número de mulheres vítimas de feminicídio no Brasil e cobrar um enfrentamento efetivo pela sociedade e pelo poder público. Somente em 2023, foram 1.463 assassinatos, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. 

O ato, que deveria ter acontecido no dia 8 de março, mas foi adiado devido à forte chuva e alagamentos, teve como mote “Pela vida das mulheres, contra todas as violências! Basta de Feminicídios! Basta de Privatizações!”. A escolha do 14 de Março como nova data para a mobilização foi para marcar os seis anos do assassinato da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL). Ao longo do dia, diversas atividades ocorreram em diferentes pontos de Porto Alegre, culminando no ato unificado, com concentração entre a prefeitura e a Esquina Democrática, para depois sair em caminhada pelas ruas até o largo Zumbi dos Palmares.

No final da tarde, mulheres dos mais diferentes coletivos e apoiadores começaram a se reunir em uma manifestação que denunciou todas essas violências com gritos de guerra, cartazes e diversas atividades culturais. Entre os grupos que realizaram manifestações artísticas estiveram o Baque Mulher, as mulheres do Candombe, as mulheres da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e o Levante Popular da Juventude.

Quando o ato já reunia milhares de pessoas, a caminhada partiu do centro da cidade pouco depois das 19h e subiu a avenida Borges de Medeiros. No caminho, pendurado na parte superior do Viaduto da Borges, uma bandeira lembrou: “Nunca ficaremos caladas”. A marcha seguiu até o Largo Zumbi dos Palmares, quando mais atividades artísticas encerrou a mobilização.

 

Com informações do Brasil de Fato
Leia matéria na íntegra
 

OUTRAS MATÉRIAS
#CAMPANHANACIONAL | 26/07/2024
COE do Santander reivindica novos direitos sociais na segunda negociação da ACT
Negociações incluem licenças para estudo, direitos das mulheres e compromisso com o meio ambiente.
#CAMPANHANACIONAL | 26/07/2024
Empregados e empregadas da Caixa exigem fim da cobrança abusiva de metas
Políticas de saúde do Banco precisam ser efetivas para a melhoria do ambiente de trabalho.
#CAMPANHANACIONAL | 26/07/2024
Saúde e condições de trabalho em foco na quinta mesa de negociação do BB
Reunião aborda direitos dos funcionários incorporados, programa de saúde mental e complementação salarial em casos de auxílio-doença.