Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Defesa do Banco Público | 25/05/2021
Governo recua e PEC 280 não será votada hoje

A expectativa da base governista na Assembleia Legislativa era de que hoje fosse votada a PEC 280/19 em segundo turno. Ontem, porém, o governo de Eduardo Leite anunciou que, por ausência de margem para conseguir os 33 votos necessários e aprovar a PEC, resolveu recuar. Assim, o segundo turno de votação não será nesta terça-feira, mas pode ocorrer a qualquer momento.

A notícia, publicada no site do jornal Correio do Povo, às 18h26 desta segunda-feira, 24, repercutiu imediatamente na Plenária Permanente de Mobilização e Luta dos Banrisulenses durante a noite. Imediatamente, os dirigentes sindicais de todo o Estado comemoraram o que chamaram de “vitória parcial” e pediram cautela. 

“Se [o governo] tivesse os votos, encaminhava e votava… O governo não tinha voto. Nós já tínhamos atrapalhado eles. Num tema tão importante como dessas empresas, não pode ser uma votação tão confusa como aquela. Temos que avançar mais na conversa com os deputados”, avaliou o diretor da Fetrafi-RS e funcionário do Banrisul Fábio Alves, durante a plenária permanente dos banrisulenses.

A luta continua

O calendário de lutas e mobilizações contra a PEC 280/2019 será mantido. Assim como as estratégias de conversar com deputados estaduais e mobilizar a base de Banrisulenses de todo o Estado.

Hoje haverá mobilização em frente ao Palácio Piratini e a Assembleia Legislativa e a Fetrafi-RS e o SindBancários Porto Alegre e Região divulgam outdoors e outras peças gráficas que mostram o quanto o governador Eduardo Leite não respeita a decisão dos gaúchos. 

Durante a plenária permanente dos banrisulenses, a diretora da Fetrafi-RS e funcionária do Banrisul Denise Falkenberg Corrêa, sintetizou a importância da luta em defesa do Banco, da Procergs e da Corsan neste momento. “Temos muita luta pela frente. Precisamos enterrar essa PEC. Lutar contra essa PEC é literalmente salvar vidas. Estamos lutando pela vida”, avaliou.

O diretor da Fetrafi-RS também funcionário do Banrisul Sergio Hoff anunciou que a programação das mobilizações deve continuar e aumentar. “De hoje para amanhã, nada muda. A nossa luta vai continuar sendo a mesma. A nossa mobilização tem que aumentar daqui para a frente para que o governo não proponha mais essa PEC”, salientou.

Pesquisa

Antes que a notícia do recuo do govenador Leite chegasse até a plenária, o presidente do SindBancários, Luciano Fetzner, falou de uma pesquisa sobre o interesse dos gaúchos no plebiscito. Os números dessa pesquisa serão anunciados em breve, mas, os dados preliminares indicam que uma ampla maioria de gaúchos quer decidir sobre o futuro de suas empresas públicas. Ou seja, quer o plebiscito.

“Não podemos mais eleger privatistas”

A diretora da Fetrafi-RS e funcionária do Banrisul, Ana Maria Betim Furquim, lembrou que as dificuldades da luta em função da pandemia desafiaram o movimento sindical. Uma das lições que a diretora diz ter aprendido e que vai falar com os colegas de sua base é prestar atenção em quem votar no ano que vem.

O atual governador Eduardo Leite prometeu na Campanha Eleitoral de 2018 que não venderia o Banrisul e a Corsan. Que chamaria plebiscito. Mentiu. “Não podemos mais eleger privatistas”, finalizou Ana Betim.

Fonte: Imprensa SindBancários, com edição da Fetrafi-RS

OUTRAS MATÉRIAS
Caixa Econômica Federal | 19/04/2024
Contraf-CUT e Fenae entram com ação na Justiça para anular migração das loterias da Caixa para subsidiária
Nesta quarta (17), o banco público emitiu comunicado informando que a transferência foi aprovada pelo seu Conselho de Administração
#FORMAÇÃO | 18/04/2024
Enafor debate como evitar avanço do autoritarismo
Encontro teve a participação da presidenta da Contraf, Juvandia Moreira, além de dirigentes sindicais de todas as regiões do país.
#LOTERIAS | 18/04/2024
Contraf-CUT e Fenae entram com ação na Justiça para anular migração das loterias da Caixa para subsidiária
O banco público emitiu comunicado, nesta quarta-feira (17/04), informando que a transferência foi aprovada pelo seu Conselho de Administração.