Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

PEC 280 | 14/05/2021
Movimento sindical realiza carreata neste sábado contra a PEC 280

A plenária permanente de mobilização contra a PEC 280/2019, na quinta-feira, 13 de maio, deu o tom de um levante Banrisulense para criar uma grande onda de mobilização em defesa do Banrisul público. E a luta contra a PEC 280/2019 se intensifica neste sábado, 15, com a carreata contra a PEC 280, em Porto Alegre.

A concentração será às 15h, no Largo Zumbi dos Palmares. Sindicatos de Bancários do Interior do estado também se mobilizarão para mudar votos de deputados e acabar com as intenções do governador Eduardo Leite de entregar o Banrisul, a Corsan e a Procegers, retirando o plebiscito para a venda da Constituição Estadual.

Na concentração, a CUT-RS, a Fetrafi-RS e o SindBancários Porto Alegre e Região Metropolitana irão arrecadar alimentos para doação a comunidades em situação de vulnerabilidade social. Por isso, as entidades solicitam aos participantes da carreata que levem 1kg de alimento não perecível, além de álcool gel e máscara para proteção durante a atividade. É importante seguir todos os protocolos sanitários. 


Redes sociais


A mobilização contra a PEC 280 será intensificada também nas redes sociais. A ideia é fazer tuitaços e posts no Instagram e Facebook para cobrar um posicionamento dos deputados e o cumprimento da palavra dada pelo governador Eduardo Leite, que prometeu não vender o Banrisul e a Corsan.

“O Twitter é uma rede que reúne muitos políticos, que mobiliza. Abram conta no Twitter, comentem, curtam os tuites contra a PEC, marquem o governador e os deputados”, aconselhou a presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, que participou da plenária desta quinta-feira. Ela também colocou a Confederação à disposição dos bancários e bancárias gaúchas. “Vamos envolver o máximo possível de segmentos pedindo apoio à essa luta, que é tão justa e necessária ao estado. O Comando Nacional (dos Bancários) também está com vocês e essa luta tem tudo para ser vitoriosa”, destacou.

O diretor da Fetrafi-RS Sérgio Hoff lembrou que a Federação e o SindBancários estão promovendo uma série de ações para barrar a PEC 280 na Assembleia Legislativa, com uma campanha em rádio, TV, outdoors, carros de som e redes sociais e que é preciso que toda a categoria se engaje nesta mobilização. 

“É importante que envolvamos todos os setores. Envolver as outras categorias nessa luta e em todas as lutas. A ameaça de privatização está nos três níveis, estadual, federal e municipal. Temos que unificar a luta. Esta semana criamos a Frente em Defesa das Empresas Públicas e contra as privatizações”, apontou o vice-presidente da CUT-RS, Everton Gimenis.

Tramitação da PEC

Após a votação da PEC 280 em primeiro turno no dia 27 de abril, a Fetrafi-RS e o SindBancários entraram com um pedido de informações sobre o andamento do pedido de anulação da votação, uma vez que houve controvérsias quanto ao resultado registrado pela Assembleia Legislativa.

O pedido serviu para fazer a PEC 280/2019 voltar à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa. Ela será avaliada novamente em sessão da CCJ da próxima terça-feira, 18. A sessão será transmitida ao vivo pelas redes sociais do SindBancários.

Com esse recurso do pedido de informações do SindBancários e da Fetrafi-RS, os Banrisulenses ganharam tempo. A PEC 280 deve entrar em votação no segundo turno na primeira ou segunda semana de junho.


Como você pode contribuir para o movimento em defesa do Banrisul público e contra a PEC 280:

- Faça uma lista com seus familiares, com seus colegas de outras agências ou quem estiver interessado para participar das carretas da sua região. Sindicatos estão se organizando em todo o estado e fazendo atividades que deem visibilidade.

- Vá às redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram) da Fetrafi-RS e do SindBancários e compartilhe tudo que você puder sobre a PEC 280. Use as hashtags #NãoàPEC280 e #QueroPlebiscito.

- Marque o governador Eduardo Leite nas redes. Digite @EduardoLeite que o nome dele deve aparecer numa lista. Basta clicar em cima.

- Entre em contato pelas redes sociais com seus colegas do banco e os convide pessoalmente ou por meio do whatsapp par a participar das atividades.

 

Fonte: SindBancários POA e Região Metropolitana, com edição da Fetrafi-RS

OUTRAS MATÉRIAS
#ITAÚ | 24/04/2024
GT de Saúde do Itaú busca construir cartilha sobre afastamento
Publicação visa fornecer direcionamento aos trabalhadores que se sentem desorientados durante o período de afastamento em relação ao banco e ao INSS.
Banco do Brasil | 24/04/2024
Trabalhadores cobram reunião com BB para debater salários e metas
Movimento sindical bancário cobra resoluções sobre defasagens nas remunerações e no modelo de plano de funções, para eliminar distorções salariais e garantir melhores condições de trabalho
Teletrabalho | 24/04/2024
Contraf-CUT lança caderno sobre teletrabalho
Com destaque para direitos e conquistas da categoria bancária para o home office, caderno foi apresentado em mesa do 4º Seminário Jurídico Nacional