Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Nota Oficial | 30/06/2022
Nota Oficial da Contraf-CUT sobre demissão do Pedro Guimarães

Nós, bancárias de todo o Brasil, manifestamos nossa indignação pelos atos de assédio sexual praticados por Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, ganharam repercussão na noite de desta terça-feira, 28/06/2022, divulgados por diversos canais de comunicação, contendo trechos dos depoimentos das trabalhadoras assediadas.

Exigimos seu afastamento imediato, acolhimento e preservação das vítimas. Ressaltamos que, para que a apuração não seja contaminada e parcial, é imprescindível que Pedro Guimarães seja imediatamente afastado do cargo e seu contato com vítimas e testemunhas seja proibido. Exigimos ainda que seja contratada consultoria independente para que seja apurado se houve conivência da alta direção e se verifique se houve denúncias em órgãos internos e, se houve, o motivo pelo qual as mesas não foram encaminhadas.

Lembramos ainda que as condutas narradas constituem crime de assédio sexual previsto no Código Penal. Por isso, exigimos que os casos sejam investigados com seriedade pelos órgãos responsáveis e, se comprovados, que haja a devida punição, conforme define a Lei.

Além disso, ressaltamos que a categoria bancária conseguiu incluir na sua Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), em 2020, uma cláusula que estabelece a criação, pelos bancos, de canais de atendimento com procedimentos estabelecidos para casos de violência doméstica. As entidades de representação dos trabalhadores também estão criando seus próprios que podem contribuir para o acolhimento e proteção das vítimas também nos casos de assédio moral e sexual no trabalho.

Todas as nossas entidades sindicais se colocam à disposição das empregadas da Caixa e dos demais bancos para todo apoio necessário, tanto no que se refere ao incentivo a novas denúncias, como para o apoio psicológico e de garantias trabalhistas.

Reiteramos nossa luta por ambientes de trabalho saudáveis e seguros, pelo fim da violência contra a mulher e a devida punição para aqueles que violam a integridade física, sexual e moral das mulheres.

Basta! Não irão nos calar! Mexeu com uma mexeu com todas!

Juvandia Moreira
Presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT)

Fernanda Lopes
Secretária da Mulher da Contraf-CUT

Chay Candida
Secretária da Mulher da Fetrafi-NE

Clarice Weisheimer
Secretária da Mulher da Fetec-PR

Cristiana Garbinatto
Secretária da Mulher da Fetrafi-RS

Elis Regina
Secretária da Mulher da Fetec-CN

Elisa Ferreira
Secretária da Mulher da Feeb-SP/MS

Paula Rodrigues
Secretária da Mulher da Federa-RJ

Lara Lucia
Secretária da Mulher da Fetrafi-MG

Maria de Lourdes Alves da Silva
Secretária da Mulher da Fetec-SP

Nancy Alves de Andrade
Secretária das Mulheres da Feeb-BA/SE

Vivian Brum Teixeira
Secretária da Mulher da Fetrafi-SC

Cláudia Garcia de Carvalho
Secretária da Mulher da Fetraf-RJ/ES

A Fetrafi-RS ratifica a nota e também exige a responsabilização criminal neste caso, não só do (ex)presidente da Caixa mas de toda a diretoria do Banco, que foi conivente com a situação.

Fonte: Contraf-CUT

OUTRAS MATÉRIAS
Igualdade de Salários | 26/03/2024
‘Igualdade salarial é processo civilizatório’, afirma ministra em lançamento de relatório de transparência
Divulgação do 1º Relatório Nacional de Transparência Salarial marca mais um momento histórico na luta por igualdade salarial entre homens e mulheres no Brasil, avalia movimento sindical
Banco do Brasil | 26/03/2024
Chapas 6 e 33 vencem eleições da Cassi
Eleitos para Conselho Fiscal e para a Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes e Conselho Deliberativo tomam posse em junho
#ELEIÇÕES | 25/03/2024
Chapas 6 e 33 vencem eleições da Cassi
Eleitos para Conselho Fiscal e para a Diretoria de Planos de Saúde e Relacionamento com Clientes e Conselho Deliberativo tomam posse em junho.