Atenção! O Portal dos Bancários RS utiliza cookies neste site, eles são utilizados para melhorar a sua experiência de uso e estatísticos.

Campanha Nacional dos Bancários e das Bancárias | 20/05/2022
Empregados(as) do Banco do Brasil definem propostas para melhoria das condições de trabalho

Os bancários e bancárias do Banco do Brasil no Rio Grande do Sul realizaram seu Encontro Estadual no dia 12 de maio e construíram a minuta de reivindicações específicas para o Congresso Nacional do BB, em 9 de junho. 

No início do Encontro, a diretora da Fetrafi-RS Cristiana Garbinatto destacou as vitórias que o movimento sindical teve na Diretoria e Conselhos da Cassi e da Previ. “O que fizemos nessas campanhas não tem precedente”, destacou, lembrando que o movimento sindical uniu todas as forças para as duas eleições. 

Na sequência, a representante da Fetrafi-RS na Comissão de Empregados do Banco do Brasil (CEBB), Priscila Aguirres, falou sobre o que se espera da campanha salarial dos(as) bancários(as) deste ano, que, em ano eleitoral, tende a ser mais curta. “Temos que fazer a nossa minuta o quanto antes, ter nossas pautas sistematizadas e alinhadas com o resto do país para termos mais força na mesa de negociação com a Fenaban”, destacou.

Priscila também apresentou preocupação com os relatos de colegas que estão adoecendo mentalmente pelo trabalho no Banco, com Bournout e outras doenças, sem perceber. Segundo ela, as pessoas estão sendo afastadas por problemas de saúde ou deixando o banco, o que não é a solução, pois perdem até mesmo a assistência da Cassi.

Com relação ao reajuste salarial, para Cristiana Garbinatto, a situação dos trabalhadores e das trabalhadoras no Banco do Brasil já não se resolve mais com comissões, abonos e outros penduricalhos. “Precisamos focar em plano de carreira”, frisou.

A defesa do banco público é outro ponto que foi reforçado durante o Encontro e será levado ao Congresso Nacional dos(as) Empregados(as) do BB, especialmente neste ano eleitoral, como destacou o diretor da Fetrafi-RS Ronaldo Zeni.  “O Banco do Brasil que já foi o mais importante para o desenvolvimento nacional, hoje já não tem mais nenhuma função além de ser um banco de mercado. Nós temos que resgatar a função pública do Banco do Brasil e levar esse debate para os candidatos ao governo federal”, destacou.

Os delegados e as delegadas do Encontro vão levar para a discussão nacional, as seguintes propostas:

- abono das horas negativas do período da pandemia;
- retorno da licença-interesse;
- retorno da possibilidade de acúmulo dos abonos;
- preenchimento das vagas dsa lotações de funcionários;
- incorporação das verbas dos gerentes antigos ao salário;
- ajustar pontuação do mérito (não contar VP e sim o salário total);
- retorno das nomeações de caixa;
- ampliação dos valores das comissões de assistente;
- transparência nas nomeações;
- aumento da dotação, aumentar o quadro de funcionários de agências que estão sobrecarregados;
- cobrança sobre programas de incentivos nada transparentes;
- plano de cargos e salários;
- trocar o nome das licenças maternidade e paternidade para natalidade;
- possibilidade de escolha dos PCDs para o teletrabalho.
 

OUTRAS MATÉRIAS
#FUNCEF | 19/04/2024
Eleição começa nesta terça-feira (16/04)
Participantes da ativa e assistidos dos planos de previdência podem votar até sexta-feira (19/04), mas a orientação é não deixar para a última hora.
#PREVI | 16/04/2024
Plano da Previ é o mais rentável do mercado, com aposentadoria de até 115% do último salário
“Resultados refletem modelo de gestão da entidade, que conta com representação de funcionários e funcionárias nos conselhos e nas diretorias e que temos que defender”
Banco do Brasil | 16/04/2024
BB inicia campanha de vacinação
Trabalhadores e trabalhadoras da ativa, estagiários e menores aprendizes poderão se imunizar até 30 de junho